Crato (CE): Festejos à Mãe da Penha começam neste sábado com grande carreata

Devotos de Nossa Senhora da Penha saem às ruas do Crato, na noite deste sábado, 22, para a grande carreata de abertura dos festejos e saudação à padroeira do Município. A concentração começa às 18h30, na Capela São João Batista, no Mirandão. Os festejos iniciam com participação de cerca de 20 mil pessoas e milhares de veículos, pelas ruas da cidade, cantando os louvores à Mãe da Penha. E no mesmo local, neste domingo, 23, a partir das 7h30, inicia a concentração para o I Passeio Ciclístico Nossa Senhora da Penha, que começa às 8 horas. Até o encerramento das comemorações, a estimativa é que mais de 50 mil pessoas participem dos festejos.

O prefeito do Crato Ronaldo Gomes de Mattos vai estar participando deste momento de festa religiosa na cidade.  Inclusive, o gestor já autorizou a celebração de um convênio entre a prefeitura e a Diocese para realização e apoio à uma das mais tradicionais festas religiosas do Ceará.

Após a chegada da carreata, de frente à Sé Catedral, acontece a bênção dos carros e hasteamento da bandeira, a partir das 19 horas. A paróquia estará completando 247 anos, além de 270 anos da chegada da imagem principal de Nossa Senhora da Penha, em Crato, trazida pelos capuchinhos, em 1745. Este ano está também entre as novidades, a  cavalgada, no dia 30, saindo da imagem de Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Barro Branco, em direção à Sé Catedral.

A festa tem como lema ‘ Com a Mãe da Penha, em Jesus, Chegamos à Glória’. A cada noite de orações nas comunidades, será trabalhada uma temática diferenciada. No dia 23, começam os festejos e orações na comunidade São José, com o tema ‘Maria, mãe na vida e mãe na morte’, tendo a Missão resgate como equipe de celebração. Até o dia 31 serão visitados locais diferenciados, com a realização também dos noitários, em diversas repartições e comunidades.

Proteção do acervo histórico
Este ano, será construída uma capela dedicada às imagens da santa, além de um memorial para resgatar a história da Sé Catedral. “Com isso, permitindo a preservação do acervo material, para as futuras gerações terem acesso a história”, afirma o pároco da Sé Catedral, Edmilson Neves. A devoção a Nossa Senhora da Penha começou a partir do momento em que os frades capuchinhos chegaram ao Cariri, no período da colonização, há mais de 300 anos.  A primeira imagem veio para o Crato da Basílica de Nossa Senhora da Penha, em Olinda-PE, e ainda existe preservada na paróquia.

Trajeto do Cortejo
O dia 1º contará com uma programação a partir das 6 horas, com alvorada festiva celebrações, culminando com a missa às 16 horas, antes da grande procissão que deverá ter mais de 30 mil pessoas nas ruas da cidade.

O cortejo acontece em seguida, saindo da matriz da Sé, seguindo pela Rua Dom Quintino, Avenida Maildes de Siqueira, José Marrocos, Monsenhor Esmeraldo, Ratisbona, Bárbara de Alencar, Miguel Lima Verde, retornando à Praça da Sé, para a bênção do Santíssimo Sacramento e encerramento da festa. No dia 31 de agosto será realizado bingão beneficente, às 20 horas, na praça, de frente à matriz, além de uma ação entre amigos, com vários prêmios e quermesse com pescaria, na loja da Sé, todos os dias.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis