Usuários anseiam por ciclovia na região do Cariri

Novas propostas para avanços na área de mobilidade urbana em Juazeiro do Norte animam principalmente os ciclistas. Após ter sido iniciada a ciclofaixa, que aos poucos vem contando com a adesão de novos adeptos, entre as cidades de juazeiro e Barbalha, na CE-060, a expectativa agora é para a implantação da ciclovia, que deverá ser construída inicialmente entre as cidades de Crato e Juazeiro, conforme o governador do Estado, Camilo Santana, anunciou no Cariri, durante a implementação da ciclofaixa.

As ruas tomadas de automóveis em Juazeiro, principalmente no horário de almoço e no fim do expediente, têm sido um grande sufoco para quem precisar trafegar pela cidade. No período das romarias, a situação se torna ainda pior, por conta do aumento de carros, principalmente os de grande porte. Por conta disso, um dos incentivadores do esporte, o comerciante João Almeida, afirma que é necessário os ciclistas estarem unidos para que o projeto seja desenvolvido o mais rápido possível na cidade, já que é uma demanda antiga dos praticantes.

A primeira vitória, com a inauguração da ciclofaixa, foi bastante comemorada. Ela funciona todos os domingos, na Avenida Leão Sampaio, num percurso de seis quilômetros, das 7h ao meio-dia. Foram mais de 200 ciclistas ao local no primeiro dia de utilização. O trajeto é separado e sinalizado por cones.

Segurança
A ciclovia, no entanto, seria a alternativa definitiva para os praticantes do ciclismo, trabalhadores e estudantes, além de incentivar as pessoas a pedalarem pelas ruas do Cariri com mais segurança, segundo opina o empresário Itiberê Fontenele. Ele fez parte dos primeiros grupos de ciclistas que começaram a se formar na região. Atualmente, são mais de 3 mil praticantes, nas principais cidades da Região Metropolitana do Cariri (RMC).

A ideia é integrar as cidades que formam o Crajubar. Mas o trajeto de Juazeiro do Norte a Barbalha seria uma segunda etapa do projeto. Essa é uma luta antiga que vem se intensificando nos últimos anos e os integrantes dos grupos de ciclismo já começaram a ocupar as câmaras municipais no intuito de mobilizar as autoridades.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis