URCA/Geopark e Sebrae-CE firmam protocolo de intenções em prol do empreendedorismo sustentável no Cariri

Uma parceria em prol do desenvolvimento de projetos empreendedores, que garantam sustentabilidade, foi firmada na tarde desta terça-feira, pelo Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Patrício Melo, e o Superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no Ceará, Joaquim Cartaxo. A cerimônia para assinatura do protocolo de intenções contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Dedé Teixeira, e o presidente do Conselho Estadual Deliberativo do Sebrae, Flávio Sabóia.

A solenidade aconteceu no stand do Sebrae, na ExpoCrato, com a presença de diversas autoridades, entre elas o Vice-Reitor da URCA, Francisco do Ó de Lima Júnior, Pró-Reitores, o coordenador geral do Geopark Araripe, Idalécio Freitas, e autoridades locais, além de artesãos de toda a região, que estão inseridos na área do Geopark Araripe e fazem parte da mostra de artesanato do Sebrae.

O superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo, ressaltou a sua satisfação em poder compartilhar do momento da assinatura do protocolo no Cariri, denominando de forma descontraída de ‘Geosebrae’, por se inserir em ações que estejam diretamente ligadas com a real finalidade do órgão, que é poder dar apoio aos empreendedores individuais e microempreendedores de cadeias como a do artesanato. “Estamos pactuando para ampliar essas ações”, disse. Para ele, são produtos que têm as peculiaridades e que são marca que caracterizam a região.

O Reitor da URCA, Professor Patrício Melo, destaca que prover o desenvolvimento econômico integrado à preservação do meio ambiente já seria ousado, para um projeto no seu nascedouro diante da conjuntura que se apresentava. “De lá até aqui caminhamos nove anos. Diria que o projeto está na marca de corrida. Agora é que está pronto para deslanchar. Encontrou as condições ideais para a promoção do desenvolvimento”, afirma. Um dos grandes desafios foi promover material biográfico, com a parceria do Sebrae, no primeiro grande projeto, produzindo o roteiro turístico com o Geopark Araripe, além a primeira feira de integração com o turismo e oficinas com artesãos.

O Reitor ainda destacou os desafios enfrentados até o momento e as parcerias instituições que foram desenvolvidas ao longo dos últimos anos, para potencializar setores na região, a exemplo do turismo sustentável. Este ano, a partir de uma parceria do Governo do Estado/ Geopark Araripe e TV Verdes Mares, será realizado um trabalho de divulgação dos espaços do GA para o Ceará. “É a primeira divulgação programada para acontecer de forma mais ampla, proporcionando um conhecimento maior de todos os geossítios”, afirma.

O secretário Dedé Teixeira destacou que a real dimensão do que representa o Geopark Araripe ainda não foi alcançada pelas ações que já foram desenvolvidas. “Ainda há muito o que se fazer, diante do primeiro Geopark do Hemisfério Sul e das Américas”, disse.

O protocolo de intenções celebrado tem o objetivo de firmar interesses para a realização de atividades parceiras, no desenvolvimento de ações conjuntas voltadas ao geoturismo geoconservação e geoeducação, por meio de interesses específicos e planos de trabalhos a serem desenvolvidos. Com isso, esses projetos estarão voltados ao apoio de ações socioambientais, pareceres técnicos para projetos e acompanhamentos, além da viabilidade de projetos ou planos de trabalho aprovados.

Assessoria de Imprensa/Urca

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis