Expocrato 2015: Expectativa é que negócios ultrapassem R$ 100 milhões

Neste ano, a 64ª Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos derivados (ExpoCrato) surpreende pelo público e o volume em negócios, mesmo em um ano considerado de crise. A expectativa da organização é de que 300 mil pessoas circulem pelo Parque Pedro Felício Cavalcante, do início do evento, no dia 11, com show do cantor Roberto Carlos, até a noite de hoje, quando será encerrada a programação com atrações como a dupla Jorge e Mateus.

A parte de negociações ainda vem sendo contabilizada, uma vez que as comercializações continuam sendo realizadas. Mas a meta do grupo gestor é superar o ano passado, quando foram movimentados aproximadamente R$ 100 milhões em negócios. O festejos encerram, hoje, ao meio-dia, no picadeiro, no centro do Parque, com entrega de premiações aos criadores que se destacaram com seus animais.

Foi registrado aumento principalmente nas negociações de pequeno e médio porte. Conforme o presidente do grupo gestor da ExpoCrato, Luiz Gonzaga de Melo, a quantidade de animais no Parque superou 2014. Foram mais de seis mil até a última quinta-feira e, na sexta-feira (17), ainda continuavam chegando mais. Em torno de 4 mil aves, de várias espécies e diversos países, foram atração para os visitantes.

Trato
Cuidar dos bichos faz parte da rotina diária durante toda a ExpoCrato para os tratadores e criadores. O criador Antônio Almeida destaca a importância do seu rebanho. Há cerca de sete anos, ele adquiriu um touro da raça Gir e, de lá para cá, tem tido bons resultados com as suas cem cabeças de gado e uma genética melhorada. "Faz com que haja qualificação dos rebanhos leiteiros no sul do Estado e promova um destaque para a criação de bovinos, com maior produção de leite".

Na parte de comercialização, há aqueles criadores que trazem rebanho especial e acabam, não apenas promovendo lucros financeiros, como animando a criançada. É o caso do empresário e criador Jaime Moura, que veio do Pernambuco com 20 mini animais, entre vacas de pôneis. Ele se surpreendeu com a rapidez nas negociações. Logo nos dois primeiros dias, conseguiu vender oito pôneis e quatro vaquinhas. "Muito bom poder iniciar com boas expectativas", comenta. Os leilões foram realizados no Parque, desde a última quinta-feira (16), até às 20h, proporcionando, conforme Gonzaga, um bom rendimento, com equinos e bovinos de raça.

O presidente do grupo gestor disse estar bastante satisfeito com a comercialização, principalmente de pequenos animais que, para ele, superou as expectativas. Em relação aos shows, o empresário Rafael Branco conseguiu trazer neste ano o cantor Roberto Carlos - a atração mais comentada do ano. A expectativa de levar ao show 20 mil pessoas foi cumprida e, nos últimos quatro dias, bandas de forró, como Toca do Vale, Ivete Sangalo, e o cantor Bell Marques, fechando, hoje, com a dupla Jorge e Mateus, levaram mais de 90 mil pessoas à área de festas. "Fiquei muito satisfeito por ver que, neste ano, a exposição teve divulgação nacional", observa.

Humildade
Ele afirma que a vinda de Roberto Carlos coloca a festa no rol dos grandes eventos do segmento no Brasil. "Foi um espetáculo! Recebemos uma boa resposta do público", comemora. Além de ser a atração mais comentada, Melo se disse surpreso com a humildade do cantor, que recebeu, após o show, as pessoas com muito carinho, cumprimentando os que trabalharam para organizar a sua apresentação.

Para o ano que vem, a proposta é trazer um show no mesmo nível. A festa teve transmissão ao vivo dos shows, desde a sexta-feira, além de uma cobertura ampla dos meios de comunicação, sobretudo do Sistema Verdes Mares. A TV Verdes Mares Cariri, emissora oficial da ExpoCrato 2015, preparou uma cobertura especial. Atrações como Ivete Sangalo, Wesley Safadão, Jorge e Mateus e Bell Marques contaram com cobertura ao vivo.

Mais informações
Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, S/N
Praça Cel. Filemon Teles
Centro - Crato
Telefone (88) 3523-2120

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis