Juazeiro do Norte (CE): Distrito industrial começará a funcionar com 36 novas empresas

Cerca de 36 novas empresas tiveram suas escrituras de posse garantidas pela administração local para se instalarem, nos próximos meses, no loteamento Campo Alegre, onde funcionará o terceiro distrito industrial deste município. Localizado no bairro Planalto. O novo equipamento possui área de 115 mil quadrados, dividida em três quadras.

Na maior delas, será possível a instalação de até 30 empresas, enquanto que nas duas outras, a capacidade de aporte garantirá a presença de até três indústrias em cada um dos espaços. Os setores de calçados, moda íntima, joias e folheados, reciclagem, materiais sintéticos, componentes e acessórios farão parte do novo distrito e possuem previsão de funcionamento e produtividade para o segundo semestre do próximo ano.

Homenagem
Com a criação do novo distrito industrial, o município calcula que sejam criados, pelo menos, cinco mil novos empregos diretos e outras três mil ocupações indiretas. O equipamento se chamará Distrito Industrial Francisco Soares da Silva, em homenagem a um empresário juazeirense do ramo calçadista que iniciou sua produção em uma pequena "fabriqueta" de fundo de quintal, e receberá por parte da Prefeitura obras de infraestrutura para criação de vias de acesso e instalação de redes de energia e de abastecimento de água. O valor dos investimentos é de cerca de R$ 49 milhões. Os recursos são da iniciativa privada.

O município possui um distrito industrial em funcionamento, no bairro São José, onde a produção é feita por 14 indústrias ali instaladas. Outro equipamento, de menor porte, funciona nas proximidades do Parque de Vaquejada da cidade, onde estão instaladas oito empresas. Com a criação do terceiro distrito industrial, Juazeiro do Norte espera criar um polo de produção industrial suficientemente fortalecido para garantir a ampliação econômica do município, a partir do alavancamento do seu Produto Interno Bruto (PIB), e confirmar, com a criação de novas vagas de trabalho, a melhoria da condição de vida da população local.

"O objetivo é fazer com que Juazeiro do Norte se transforme em uma das mais importantes cidades do Ceará no que diz respeito à produção industrial, geração de emprego e renda e fortalecimento da sua economia interna", avaliou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turístico, Antônio Barbosa Mendonça.

Conforme o secretário, o município está buscando, junto à Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), parceiras no sentido de que este novo equipamento possa receber as obras de infraestrutura no menor espaço de tempo possível. "A intenção é também gerar economia para o município de Juazeiro do Norte. Nosso interesse é que a Adece possa nos auxiliar, principalmente com os projetos de construção das redes de energia e de abastecimento no novo distrito industrial", revelou Antônio Mendonça.

Além de Juazeiro do Norte, os municípios de Crato e Missão Velha também buscam construir distritos industriais objetivando o aquecimento de suas economias e a geração de emprego e renda às suas populações. Em Crato, o projeto de construção do equipamento está na fase de análise ambiental pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

A expectativa no município é que o laudo a ser expedido pelo órgão estadual esteja pronto nos próximos 90 dias. "Nós estamos aguardando a aprovação do laudo pela Semace para que tenhamos autorização para o início das obras de construção do equipamento", disse o secretário do Desenvolvimento Econômico de Crato, Venâncio Saraiva.

Mais informações
Prefeitura de Juazeiro do Norte
Telefone (88) 3566-1082

Prefeitura Municipal do Crato
Telefone (88) 3521-9600

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis