Criatividade e bom uso da luz dão beleza e brilho à decoração natalina no Cariri

O clima natalino invade o Cariri. Ruas, praças, residências e instituições são ornamentadas com criatividade e muita luz. Neste ano, a reciclagem de materiais, ideias inspiradas na fraternidade e até no Polo Norte valem para decorar as festividades de fim de ano e também chamar a atenção do consumidor nos espaços de compras e entretenimento.

Em Crato, a ornamentação das praças e adoção de espaços voltados para a visitação da população local e de turistas são trabalhadas, principalmente, com a temática que vem sendo elaborada desde o ano passado, com o Natal do Belo Amor. Está sendo instalada a segunda edição neste ano, ampliando os espaços ornamentados, incluindo as praças do Pimenta, a primeira a receber as luzes e cores natalinas, com presépio montado ao centro e a Alexandre Arraes (Bicentenário) com a iluminação trazendo a predominância do azul, com os personagens da Família Sagrada em destaque.

Também recebem luzes e ornamentos as praças Siqueira Campos, Cristo Rei, Praça da Sé, São Vicente, além de espaço próximo ao Cruzeiro, localizado na ladeira da Integração.

Presépio
Uma equipe está sendo responsável pela montagem e elaboração da decoração dos espaços, tendo à frente Jô Garcia e Emerson Henrique. O presépio gigante, com os personagens da Família Sagrada, os três reis magos e os animais, estará sendo montado nas proximidades do Cruzeiro, em espaço já finalizado da área de urbanização do projeto da Encosta do Seminário.

Na praça Siqueira Campos será montada a casinha do Noel, para a criançada. Esse foi um dos ornamentos que ganhou destaque no ano passado. "O espaço se tornou um dos pontos mais visitados durante a época natalina na região", diz a coordenadora do projeto.

O primeiro presépio gigante a ser montado na cidade contou com personagens de até quatro metros de altura, confeccionados por artista plástico de Salvador, na Bahia, com o uso de acrílico como matéria-prima.

Jô Garcia destaca que o projeto envolve uma proposta sustentável, com o aproveitamento de diversos materiais, recriados com cores, luzes e materiais diversificados. Ela ainda enfatiza que a iniciativa da primeira-dama do Crato, Gil Mattos, é proporcionar o resgate e o fortalecimento do nascimento de Jesus, personagem principal das comemorações, além do sentimento de fraternidade.

Na praça da Sé, foi montada uma ornamentação que inspira a fraternidade. A bola de dois metros de diâmetro, antes utilizada com a arte para empolgar durante a Copa do Mundo, hoje está dourada e à noite se torna um imenso ponto de luz cercado de anjos iluminados. Os arcos da praça também receberam iluminação, além dos postes.

O comércio e lugares de entretenimento local também têm investido em decorações mais elaboradas, a exemplo do espaço do Cariri Garden Shopping, que neste ano, além de trazer o Papai Noel de helicóptero, tem dado oportunidade à criança de contemplar as festividades no clima do Polo Norte, com direito a pista de patinação no gelo e uma árvore de Natal de cerca de oito metros ao centro, na Praça de Eventos. Uma família de ursos polares pode ser contemplada ao centro de um passeio de trenzinho no local. A decoração conta com luzes brancas, cristais de gelo, laços e os efeitos de neve.

Para o gerente de marketing do empreendimento, Eduardo Duffles, o Natal começa a ser pensado já no primeiro trimestre do ano. "É um trabalho muito cuidadoso e que necessita de tempo para serem definidas as estratégias de produção", afirma. Segundo ele, no trimestre final do ano, as principais empresas de decoração de Natal passam a ser visitadas para escolha final dos temas e material a ser utilizado.

As opções passam a ser apresentadas pelas próprias empresas do segmento, com temas desde os mais tradicionais aos que envolvem personagens licenciados. Mesmo com a grande variedade oferecida, para cerca de 500 empreendimentos de todo o Brasil, Duflles ressalta que a escolha final está justamente no que acreditam ser a melhor opção para a região. "Essas empresas que elaboram os temas a partir de pesquisas e conhecimento de mercado", diz.

Iluminação
Mesmo com a preocupação dos presentinhos de fim de ano, com as compras de Natal, Eduardo afirma que pensar apenas no conceito de consumo passa a ser uma ideia antiga, já que o espaço de um shopping atualmente não é apenas para o consumo, mas um ambiente de lazer, entretenimento e lugar de encontro. "A decoração de Natal, com isso, passa a ser mais uma atração, inspirando as pessoas para o clima natalino", afirma.

Em Juazeiro do Norte, será iniciado, no dia 21, o Ciclo Natalino. A programação, que se estende até 6 de janeiro, se inicia na Praça Padre Cícero, com a apresentação de coral infantil, banda de música, peça teatral Baile do Menino Deus, lapinhas e reisados. Um presépio será montado na Praça Padre Cícero, além das atrações. Mas a decoração natalina neste ano deu ênfase a um espaço iluminado. A coluna com o relógio recebeu uma cobertura de luz, assim como as árvores das praças.

Mais informações
Prefeitura Municipal do Crato
Largo Júlio Saraiva, S/N, Centro
Telefone: (88) 3521-9600

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis