Comitê Integrado da Seca faz balanço positivo das ações em 2014

Foi considerada positiva a atuação do Comitê Integrado da Seca em 2014, que realizou, na manhã de ontem, a sua última reunião deste ano, na sede dos Bombeiros. Ficou decidido que é preciso ampliar as ações, já que, conforme as previsões da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), teremos chuvas abaixo da média nos meses de janeiro e fevereiro.

"Já estamos trabalhando com esse cenário. Nosso grupo técnico de segurança hídrica preparou uma proposta para ser encaminhada ao governador eleito Camilo Santana e ao Ministério da Integração Nacional, no sentido de que haja ampliação de carros-pipas, cisternas, sistemas de abastecimento e também de assistência técnica direta às pessoas com o Seguro Safra, para citar um exemplo", explicou Nelson Martins, titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e presidente do Comitê.

O secretário revelou que reivindicará a prorrogação das parcelas do Seguro Safra "caso se concretize mesmo mais um ano de estiagem". De acordo com a SDA, atualmente, 187 mil agricultores de 86 municípios recebem o seguro. "Em janeiro próximo, mais três municípios entrarão nessa lista, perfazendo um total de quase 200 agricultores beneficiados. Com os que estão cadastrados para 2015, poderemos chegar a 350 mil.

Dentre outras ações, Nelson Martins destacou que 11% da população do Ceará está sendo atendida por 1.200 carros pipas. "Em maio próximo, o Comitê Integrado da Seca completará três anos de atividades. Além dos 1.200 poços profundos perfurados pela Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), beneficiamos a população necessitada com mais 4 mil bancados pelo Governo Federal. Afora isso, 200 mil cisternas estão funcionando e já temos recursos para garantir mais 100 mil.

O representante da SRH, Gianni Lima, destacou que todas as ações realizadas pelo Estado e Ministério da Integração Nacional foram essenciais para resolver o problema hídrico enfrentado por diversas comunidades rurais espalhadas por todo o Ceará.

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis