Crato (CE): Projeto que cria o Sistema Municipal de Cultura é aprovado na Câmara

Com o objetivo de defender a cultura como um direito de todo cidadão, e a institucionalização do setor, a secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade, apresentou, durante a sessão ordinária de segunda-feira, 15, da Câmara Municipal, o projeto de lei, de autoria do Executivo, que cria o Sistema Municipal de Cultura (SMC).

Na tribuna, Dane de Jade apresentou o projeto que irá trabalhar a tridimensionalidade da cultura, que envolve questões simbólicas, cidadãs; e econômicas. O sistema irá também fomentar a produção, difusão e circulação de conhecimento e bens culturais, a integração e interação na execução das políticas, programas, projetos e ações desenvolvidas na área cultural.

“A lei vai nos dar possibilidade para trabalharmos uma cultura de desenvolvimento. Todo projeto de desenvolvimento tem que partir da cultura. Pessoa sem cultura é uma pessoa sem conhecimento”, ressaltou a gestora da cultura no nosso município.

A princípio, o projeto iria ser votado nesta terça-feira, 16, mas após os vereadores entrarem em consenso, decidiram por colocar em votação a matéria durante a 2ª sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada ontem. Por unanimidade, os parlamentares votaram a favor da criação do Sistema Municipal de Cultura.

A estrutura geral do sistema será formada por instâncias de articulação, pactuação e deliberação. O sistema municipal de cultura será formado pelo Conselho Municipal de Política Cultural, pela Conferência Municipal de Cultura, pelo Sistema Municipal de Financiamento à Cultura, entre outros instrumentos de gestão.

Assessoria de Imprensa/PMC



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis