Juazeiro do Norte (CE): Seminário debate os setores com potencialidades futuras

Uma pesquisa realizada por técnicos da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), aponta a região do Cariri como a segunda em potencial de pesquisa, depois da Região Metropolitana de Fortaleza. Esse estudo será apresentado, durante o primeiro de uma série de seminários realizados no Estado. Em Juazeiro, será na próxima quarta-feira, no Iu-á Hotel, como especialistas do Projeto Setores Portadores de Futuro para o Ceará, no interior cearense. Na ocasião, será exposto painel com o mapeamento das potencialidades do Cariri, por meio de um estudo de base desenvolvido por pelo menos 40 técnicos, em 2013, mostrando informes s socioeconômicos e estudos de inovação tecnológica.

Dados
Serão demonstrados, por meio de dados os facilitadores do processo de desenvolvimentos, com potenciais reais e ações já encaminhadas nesse sentido. Com isso, segundo o economista do Instituto de das informações coletadas foram identificadas duas áreas dentro do contexto de crescimento, a da saúde e do meio ambiente. São mais de 160 pesquisas já desenvolvidas nesses segmentos.

Esse levantamento foi realizado nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, no segundo semestre do ano passado. Representantes do terceiro setor, empresários, entidades classistas, além das gestões públicas foram convidados para participar da apresentação. Depois de Juazeiro do Norte, serão realizados painéis em Iguatu, no próximo dia 21 de fevereiro, no Diocesano Hotel, e em Russas, no dia 25 de fevereiro, no Crede-10. Em Março, uma segunda série de painéis será realizada em Quixadá, Sobral, São Gonçalo do Amarante e Fortaleza, entre os dias 18 e 27 desse mês.

O Projeto Portadores do Futuro quer enxergar a perspectiva da Indústria Cearense, em 10 anos, identificando as atividades econômicas antenadas às tendências tecnológicas mundiais, de modo a contribuir com o desenvolvimento econômico do Ceará.

O Estado é primeiro do Nordeste, terceiro do país, a aplicar a metodologia do Projeto Setores Portadores de Futuro desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). Este exercício de prospecção sobre o futuro tem por objetivo priorizar os setores industriais cearenses que contribuirão para o desenvolvimento do estado, considerando as 7 mesorregiões: Sul, Centro-Sul, Sertões, Jaguaribe, Norte e Região Metropolitana de Fortaleza. Nesse exercício será possível projetar a posição dos setores industriais em relação às tendências tecnológicas, econômicas e industriais internacionais, num horizonte de 10 anos.

Tendências
A metodologia de trabalho compreende ainda a realização de estudos sobre a economia e a indústria e também sobre tendências tecnológicas, sociais, industriais internacionais. Estes estudos estão prontos e servirão de subsídio para a realização de painéis regionais compostos por formadores de opinião de cada região. Por região, estão sendo convidados 40 especialistas. Eles responderão a um questionário online, via tablets, para que listem os setores econômicos mais relevantes em cada Região. O uso do tablet vai reduzir o tempo de sistematização dos dados de 1 hora e meia para 15minutos.

Esses encontros com especialistas vão formar uma base de conhecimento juntamente com a carta de tendências tecnológicas. Assim, será possível identificar setores e tendências tecnológicas que poderão se tornar alvos de estratégias e ações antecipadas para cada região, por meio de Rotas Estratégicas, com objetivo de situar o Estado em posição competitiva de destaque, contribuindo para o desenvolvimento sustentável com maior igualdade regional.

De acordo com Guilherme, foi realizada uma pré-seleção dos setores, com apresentação de critérios relevantes em relação ao nível de crescimento acima da média para cada setor. Para isso, foram identificadas também áreas de pesquisa com forte potencial. Ele destaca a importância de haver uma conexão maior desses setores com as universidades. "Na verdade, foram identificadas tendências que podem ser encaixadas na região, como fortes segmentos que apontam para o desenvolvimento regional com maior facilidade", ressalta.

Potencial 
40 especialistas participaram do levantamento, enfocando as principais áreas com potencialidades de crescimento para regiões do Estado

Mais informações
Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec)
Av. Barão de Studart, 1980 
Aldeota - Fortaleza
Telefone: (85) 3421.5400

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis