Barbalha (CE): Município tem o maior índice de poluição de veículos a diesel no Ceará

O Programa de Combate à Fumaça Negra, de responsabilidade da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), constatou que a cidade de Barbalha é a que mais polui o meio ambiente após a realização de 166 blitz na capital e no interior do estado do Ceará em mais de 22.600 veículo a Diesel.

Barbalha foi a cidade que apresentou o maior número de autuações em 2013. Durante 8 blitz na cidade dos verdes canaviais, 54 veículos foram flagrados emitindo fumaça acima dos níveis pré-estabelecidos por lei ficando dois pontos acima da média para todo o estado.

A Região do Cariri, portanto, continua a liderar esse ranking negativo. No ano anterior, 2012, o Crato foi o recordista. Contudo, na atual pesquisa a média da cidade cratense diminuiu, ficando em igualdade com a média estadual.

“Essa é uma região importante para a economia do Ceará, o que acaba gerando um tráfego intenso de caminhões. A pouca distância entre os municípios também favorece para um grande movimento de transpores alternativos”, justificou Francisco de Oliveira, coordenador do Programa de Combate à Fumaça Negra.

Medição
Para monitorar a intensidade do material expelido, a Semace utiliza a escala de Ringelmann Reduzido, composta por cinco níveis colorimétricos, que variam do cinza claro ao preto total. O teste é feito visualmente. Na ocasião, o técnico da Superintendência compara a cor da fumaça emitida pelo carro com a coloração contida em um dos níveis da escala.

Nos casos em que o veículo se enquadra em 20 e 40%, referentes às cores mais claras, o automóvel está dentro dos padrões. Já quando apresenta 60, 80 e 100% de escuridão na fumaça, o carro recebe um auto de infração.

Ao realizar essas fiscalizações, a Semace procura minimizar a poluição atmosférica ocasionada pela emissão de fumaça dos veículos movidos a diesel. Além disso, a autarquia visa mostrar à sociedade a necessidade de ter sempre o veículo regulado e com a manutenção em dia para que a poluição seja mínima e dentro dos parâmetros estabelecidos por lei. O programa existe desde 1990 e o percentual de carros poluindo chegava a 34,5%.

Robson Roque

Fonte: Miséria




Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis