Várzea Alegre (CE): Desabastecimento preocupa moradores

Pelo menos sete comunidades rurais no Ceará ainda aguardam a instalação de rede de energia elétrica para implantação definitiva de sistemas de abastecimento de água para consumo humano, por meio do Projeto São José. Em alguns casos, o atraso é superior a um ano. Depois de dois anos seguidos de seca no Estado, o fornecimento de água para as populações sofre atraso por parte da Companhia Energética do Ceará (Coelce).

Um exemplo vem da comunidade de Pé da Serra, na zona rural do município de Várzea Alegre, localizada na região Centro-Sul do Ceará. O governo do Estado investiu há dois anos cerca de R$ 200 mil na construção de reservatório elevado (caixa de água), sistema de bombeamento e rede de distribuição para atender 38 famílias. A comunidade fez a doação do poço.

De acordo com a moradora Helena Fernandes Vilar, um técnico da Coelce há oito meses esteve na comunidade e fez um projeto com orçamento para a implantação de uma rede trifásica de energia elétrica. "Até agora o sistema está parado, não há água nas torneiras. Os moradores enfrentam dificuldades para obter água para consumo", reclamou. O projeto de abastecimento foi aprovado há dois anos.

A dona de casa, Maria Irismar Morais disse que o sistema está concluído há mais de seis meses, mas as torneiras permanecem sem uma gota de água. "Isso é um absurdo, pois enfrentamos dois anos de seca seguidos e a Coelce demora em fazer a instalação da energia elétrica".

De acordo com o coordenador Estadual do Projeto São José, Josias Farias, em 2013 havia 23 projetos de abastecimento de água que estavam aguardando ligação de rede de energia elétrica. Hoje existem nove pendências, mas duas já estão em andamento.

"A nossa expectativa é de que até o fim deste mês todos os casos estejam resolvidos, pois a prioridade é o abastecimento humano de água", frisou.

Os moradores da localidade onde há o problema permanecem descrentes, pois há vários meses que esperam pela conclusão dos projetos. Em Várzea Alegre, além da comunidade de Pé de Serra, há projeto de abastecimento de água em atraso na localidade de Calabaça.

Outros sistemas de abastecimento de água do Projeto São José que aguardam instalação de rede elétrica são: Palmares/Barra (Banabuiú); Capitão Mor (Jaguaribe); Santa Rita 2 (Mombaça); Santo Antônio (Quixeramobim); e Nova Conquista (Monsenhor Tabosa).

Atraso
No Interior do Estado é crescente a demanda por projetos produtivos e de abastecimento de água. Um dos entraves para instalação é o atraso na substituição de rede de energia elétrica monofásica para trifásica.

O secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, vem fazendo seguidas cobranças à Coelce para agilizar a implantação de rede de energia elétrica nos projetos de abastecimento de água.

A necessidade de melhoria da infraestrutura elétrica nas áreas rurais preocupa o governo do Estado. O São José III, com mais de 180 projetos de abastecimento, e o programa Água para Todos, com mais de mil planos para execução exigem urgência na melhoria da infraestrutura elétrica das áreas rurais. "A Coelce comprometeu-se em atender as necessidades, que são crescentes. Quando são projetos de interesse público é feito o pedido de orçamento à Coelce e o Estado faz o pagamento", observou Nelson Martins.

Problemas
O coordenador Estadual do Projeto São José, Josias Farias, explicou que os problemas para instalação de rede de energia elétrica no Projeto São José de sistemas de abastecimento de água decorrem de fatores que incluem aumento do número de famílias, impossibilidade de bombeamento por rede elétrica monofásica e distância do manancial de água para captação (poço, cacimbão ou açude).

"Ocorre que alguns são projetos antigos e com o passar do tempo ficou inviável tecnicamente a rede monofásica, daí a necessidade de mudança para trifásica", justifica Josias Farias.

O coordenador do projeto Água para Todos, no Ceará, José Vanderlei Guimarães, disse que até o momento não há pendências e que estão em instalação 104 projetos simplificados de abastecimento de água.

"Houve uma demora por causa dos processos de licitação e da mudança no sistema de pagamento do governo do Estado, mas as obras estão em andamento. No prazo de 45 dias, os primeiros projetos serão inaugurados", explicou.

Sobre solicitação da Associação Comunitária do Sítio Pé da Serra, distrito de Canindezinho, em Várzea Alegre, a Companhia Energética do Ceará informou por meio de nota que recebeu, no dia 3 de fevereiro, ofício da Secretaria de Desenvolvimento Agrário informando que a pendência apresentada pela associação - conclusão da subestação particular, de responsabilidade do cliente - foi sanada.

"Das nove solicitações enviadas pela SDA, duas já foram concluídas, seis estão em fase de programação de obra e uma em projeto e orçamento, que é o caso de Várzea Alegre", esclarece a Companhia.

Mais informações
Coelce
Telefone: (85) 3453.4883

Secretaria de Desenvolvimento Agrário
Telefone: (85) 3101.8105

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis