Chuva diminui a intensidade, mas atinge 71 cidades do CE

A Funceme registrou chuvas em 71 municípios do Estado das 7h do domingo às 7h de ontem. Após um domingo de intensas chuvas no Interior do Estado, com o maior registro (127 mm) em Cariús e Juazeiro do Norte, que teve a segunda maior precipitação do fim de semana (125mm), as chuvas continuaram na segunda-feira, mas já com menor intensidade.

As precipitações mais significativas ocorreram na região do Cariri, onde choveu nos 20 dos 25 municípios. No Centro-Sul, as maiores foram nos municípios de Várzea Alegre com 47mm; Barbalha com 45,5mm e em Crato, com registro de 44mm na sede. Além do Cariri, as regiões Jaguaribana e da Serra da Ibiapaba foram as que mais apresentaram precipitações.

Segundo a Funceme, as chuvas devem continuar nos próximos dias. "O avanço sobre o Ceará de áreas de instabilidade provenientes do Oceano Atlântico deve deixar as condições atmosféricas favoráveis à ocorrência de precipitações no Estado", explica a meteorologista Cláudia Rickes.

Nas demais regiões do Ceará também ocorreram precipitações, como na Ibiapaba, que choveu em 10 municípios. A maior da região foi em Reriutaba, com 35mm, seguida de Cariré, com 17mm e Ipueiras, com 16mm. Em Guaraciaba do Norte choveu 10mm, em Coreaú e Ibiapina 8mm. No município de Ubajara o órgão registrou precipitação de 5mm.

Na região Jaguaribana choveu em dez municípios, sendo a maior precipitação em Iracema com registro de 44m. Em Ererê choveu 36mm, Jaguaretama 27mm, Morada Nova 20mm, Alto Santo 19mm. Já em Jaguaribe choveu 15mm, em Pereiro 12mm, Jaguaribara 11mm e Potiretama 10mm.

No Litoral de Fortaleza, a maior chuva foi de 15mm no município de Chorozinho. Em Maranguape foi registrado 8mm e em Pacatuba 3mm. No Litoral do Pecém também choveu em poucos municípios: Apuiarés com 11,3mm; 8mm em Uruburetama e, em São Luis do Curu 5mm. Dos seis municípios da região Norte que registraram chuvas no período, a maior foi em Sobral com 12mm. Em Barroquinha choveu 11mm, Meruoca 6mm, Granja 4mm e Itarema 3mm.

No Maciço de Baturité, a Funceme registrou chuvas em quatro municípios: Acarape com 5mm; Aratuba e Redenção com 4mm e 2mm em Pacoti.

Já no Sertão Central e Inhamuns 15 municípios foram banhados pelas chuvas, sendo a maior delas em Saboeiro com 33mm e Assaré com 30mm. Choveu também em Arneiroz com 27mm, em Tauá e Acopiara 20mm, em Iguatu e Solonópole 18mm; 17mm em Quixadá e Senador Pompeu; em Quiterianópolis 13mm e Antonina do Norte 12mm. Os municípios de Milhã, Choró, Acopiara, Potengi, Quixaba e Piquet Carneiro também registraram precipitações pluviométricas, respectivamente de 11mm, 10,8mm, 10mm, 5mm e 3mm. As precipitações ocorridas neste mês trazem a esperança de um bom inverno para a população, especialmente os agricultores, que ficam animados e já iniciaram o plantio em praticamente todo o Estado.

Preocupação
A situação hídrica, porém, ainda é preocupante. Apesar das chuvas da pré-estação e da quadra chuvosa do início de fevereiro, quando começa oficialmente o inverno no Ceará, as reservas hídricas no Estado continuam em nível decrescente.

O volume de água armazenado nos 144 reservatórios monitorados pela Cogerh no Estado é de 5.579.469.787 metros cúbicos. Isto equivalente a apenas 29,66% da capacidade total, segundo os dados divulgados pelo próprio órgão.

Mais informações
Funceme
Avenida Rui Barbosa, 1246,
Aldeota, Fortaleza, CE
Telefone: (85) 3101.1088

Cogerh: (85)3218.7025

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis