Crato (CE): Pronatec oferta cursos e inserção no mercado de trabalho

A Prefeitura do Crato através da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social vem desenvolvendo o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego  - PRONATEC.

O programa vem sendo desenvolvido numa parceria da prefeitura com o SENAI, SEST/SENAT e SENAC com o intuito de oferecer a  jovens, adultos e idosos, dos diversos bairros e da zona rural, cursos de capacitação e acesso ao mercado de trabalho.

Segundo a secretária de Assistência Social do Crato, Elisangela Rodrigues,  o PRONATEC é um dos  mais importantes programas da assistência social brasileira e  faz parte do plano Brasil Sem Miséria, sendo um dos campos da atuação dos programas sociais desenvolvidos pelo Governo Federal ,e no Crato, feito numa parceria dos governos Municipal e Federal.

O PRONATEC trabalha a formação continuada, para todas as idades, e não se restringe ao público na sede do Município, mas também na zona rural.

Atualmente cerca de 450 pessoas já estão inscritas nos cursos ofertados pelo programa, como corte costura, mecânica de motos e caminhões, depilação, manicure, cabeleireiro, libras, operador de microcomputador, entre outros.

A participação em um curso do PRONATEC é o primeiro passo para se  inserir no mercado de trabalho. Como se trata de um curso de formação continuada a pessoa pode até fazer dois cursos por ano. A pessoa é encaminhada ao SINE/IDT para ter inserção no mercado de trabalho, e em seguida contratada por alguma empresa credenciada no Sistema Nacional de Emprego.

Atualmente não existem vagas mais para os cursos neste início do ano, mas a secretária Elisangela Rodrigues lembra que a secretaria já está solicitando novos cursos via o PRONATEC  para atender a população.

Segundo Elisangela, a ideia é fazer com que sejam abertas mais 1.500 vagas para cursos do PRONATEC neste ano de 2014.

Assessoria de Imprensa / PMC


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis