Crato (CE): Governo debate papel do ensino superior no CE

As demandas existentes nas universidades públicas do Ceará foram abordadas ontem neste município, durante realização do Seminário "O papel das universidades estaduais frente ao desenvolvimento do Estado do Ceará". O evento, realizado no auditório da Rádio Educadora, foi promovido pela Universidade Regional do Cariri (Urca), sob a coordenação geral da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece).

A abertura contou com a presença do governo do Estado, Cid Gomes, e do Secretário da Secitece, René Barreira. Este foi o segundo evento realizado pelo Estado com a finalidade de promover ampla discussão sobre o tema. O primeiro seminário aconteceu na cidade de Sobral, na semana passada.

Durante o evento, grupos de trabalho discutiram os temas relacionados ao financiamento e autonomia universitária; formas de acesso à universidade, políticas de apoio e assistência estudantil; infraestrutura, consolidação e expansão da Urca; políticas de pessoal técnico-administrativo; políticas de pessoal docente; unidades descentralizadas. Ao final do Seminário, um documento contendo o resultado das discussões foi elaborado para ser encaminhado ao Governo do Estado. Os grupos também debateram os cinco pontos acordados durante o estabelecimento de uma pauta emergencial, solicitada pelo governador Cid Gomes, durante a greve dos professores no ano passado. O resultado das discussões poderá resultar, inclusive, na elaboração do edital de concurso publico para professores e servidores das universidades.

Também foram levantadas questões relacionadas à integração do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante e da unidade do Sesi em Crato à Fundação Universidade Regional do Cariri (Urca) com finalidade de criação da cidade universitária no município.

Professores, funcionários e estudantes aproveitaram a presença do governador Cid Gomes para apresentarem pleitos como a reforma e ampliação do Centro de Artes, no campus Pirajá, adequação da estrutura de todos os campi universitários da Urca às normas e condições de acessibilidade a pessoas com deficiência; além da construção da estrutura para o adequado funcionamento do Curso de Educação Física e construção de salas para grupos de pesquisa e gabinetes para professor em todos os campi.

Ontem, o governador Cid Gomes anunciou que o Estado destinará cerca de R$ 10 milhões para assistência dos estudantes da Urca neste ano. As duas outras universidades estaduais, Uva e Uece, também receberão o mesmo volume de recursos. A forma como o dinheiro será utilizado será decidido pelos próprios estudantes. Sobre a expansão da Urca, Cid Gomes avaliou que ainda não é possível garantir que o governo atenda às reivindicações apresentadas ao governo cearense.

Segundo ele, com o crescimento dos investimentos federais para o desenvolvimento do ensino superior no Estado, outros níveis educacionais passaram a exigir maior atenção por parte da gestão estadual.

Responsabilidades
"É preciso, primeiro, avaliar de quem é a responsabilidade de garantir o pleno desenvolvimento e a qualidade da educação superior. Até o momento em que não havia essa preocupação por parte do governo federal, nós assumimos esse papel. Hoje, no entanto, a situação é muito diferente. O governo federal tem investido fortemente na educação em nível superior. Desta forma nós acreditamos que é hora de observarmos a necessidade de melhorias naquilo que é de responsabilidade do Estado, ou seja, a educação de nível médio", disse Cid Gomes.

Para o governador, embora haja avanços significativos na educação desenvolvida no Ceará, ainda existem demandas a solucionar. "Há muitos problemas que nós ainda não conseguimos resolver. O Estado necessita ampliar as ações em busca de maior qualidade do ensino médio e, ainda, auxiliar os municípios a também garantir maior qualidade na educação de nível fundamental", afirmou.

Na avaliação do professor Fábio Rodrigues, que integra o comitê de mobilização do Sindicato dos Docentes da Universidade Regional do Cariri (Sindurca), a presença do governador durante a realização do seminário pode estabelecer melhorias à universidade. "A partir da promessa do governador Cid Gomes de ouvir todos os segmentos e, após o encaminhamento da pauta de reivindicações construída durante os debates, buscar atender as demandas, a crença é que haja condições de melhorias", disse.

Ele também observou que dois pontos, pelo menos, são prioritários para a construção de um modelo mais eficaz de ensino. "É preciso, emergencialmente, que se cumpra o compromisso da realização do concurso público para professores e servidores. Hoje, o número de carência de professores aqui na Urca é superior a 200. É preciso estar atento à esta realidade. Outro ponto é a questão da expansão. O governo precisa entender que não há educação de qualidade sem maiores investimentos", finalizou o professor.

Mais informações
Reitoria da Universidade Regional do Cariri
Rua Cel. Antônio Luiz, 1161
Bairro do Pimenta
Telefone: (88) 3102.1202

ROBERTO CRISPIM/JÉSSYCA RODRIGUES
COLABORADORES

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis