A Copa já é um sucesso, e o Brasil será um grande anfitrião, diz presidente da Fifa

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse, em entrevista exclusiva por e-mail, que a Copa do Mundo no Brasil já é um sucesso, citando os mais de nove milhões de pedidos de ingressos feitos até agora.

Disse, ainda, que acredita que os prováveis protestos durante o Mundial não devem afetar a segurança da competição e disse que a expressão "padrão Fifa", levada às ruas pelos manifestantes para exigir hospitais e escolas, entre outros, é só o reconhecimento da excelência da entidade.

"Eu não tenho certeza de que foi uma crítica negativa em relação à Fifa. Eu acredito que mostrou que o público sabe que estamos sempre buscando o melhor", afirmou.

Ele também afirmou que sua relação com o governo brasileiro é boa e que acredita na avaliação das autoridades e das empresas envolvidas na construção dos estádios de que tudo, inclusive a Arena da Baixada, em Curitiba (o estádio mais atrasado), estará pronto a tempo do Mundial.

***
Folha - Como o senhor avalia a relação da FIFA com o governo brasileiro? O senhor ficou chateado com a ausência da presidente Dilma Rousseff na final da Copa das Confederações?
Joseph Blatter - Nosso relacionamento com o governo brasileiro é muito bom e recentemente tivemos uma reunião muito construtiva com a presidente Dilma Rousseff aqui em Zurique [na sede da Fifa]. Concordo plenamente quando ela diz que o mundo inteiro está ansioso para a Copa do Mundo. O Brasil é o país do futebol. Estou convencido que Brasil será um grande anfitrião.

Há um temor de que o estádio em São Paulo não esteja em condições ideais para receber o jogo de abertura do Mundial? Considera que as estruturas temporárias estarão prontas?
A Arena Corinthians está atrasada por causa de um acidente que, infelizmente, causou a morte de dois trabalhadores. Isso foi muito triste, mas tenho certeza de que o Corinthians [clube proprietário do estádio] e [a cidade de] São Paulo estão fazendo de tudo para acelerar a construção e entregar o estádio em meados de abril. É apertado, pois estará pronto apenas dois meses antes da Copa do Mundo e eles também devem organizar os eventos de teste, mas eu tenho confiança quando as autoridades governamentais e dos estádios me falam que tudo estará pronto a tempo.

A Fifa teme pela segurança de seus empregados e de turistas com os possíveis protestos que acontecerão durante a Copa do Mundo?
A FIFA tem plena confiança nas autoridades locais, e a Copa das Confederações mostrou que o conceito de segurança funcionou. Não tivemos nenhum grande incidente [que afetasse a competição]. Fãs e equipes tiveram um grande momento, e os estádios tiveram atmosfera incrível.

A Fifa tem planos para tornar-se mais amigável para o público brasileiro e evitar mais críticas durante a Copa do Mundo?
A questão não é clara para mim. Você quer dizer evitar críticas contra a FIFA? Você está se referindo ao "padrão FIFA" que vimos os brasileiros mencionar nas ruas? Eu não tenho certeza de que foi uma crítica negativa em relação à FIFA. Eu acredito que mostrou que o público sabe que estamos sempre buscando o melhor. E a melhor resposta que podemos esperar do público veio na forma de pedidos de ingressos. Na primeira fase de vendas, que recebeu mais de 6 milhões de pedidos, e agora na segunda fase de vendas, mais de 2,5 milhões [fechou em 3,5 milhões pedidos]. A maior parte dos pedidos de fãs brasileiros. No total, teremos cerca de 3 milhões de ingressos para todas as partidas da Copa do Mundo da FIFA. Este enorme interesse está além do que esperávamos e só podemos agradecer ao povo brasileiro.

O que mais preocupa Fifa : atrasos nas obras de estádios ou atraso em projetos de infra-estrutura nas cidades?
Mas não há preocupações. O Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, garantiu que o estádio em Curitiba estará pronto a tempo. Eu já mencionei que os pedidos de bilhetes estão quebrando recordes. Será uma grande Copa do Mundo.

Preocupa a Fifa o único laboratório brasileiro antidoping ter sido descredenciado pela agência mundial? Acha que pode haver problemas na coleta de dados dos jogadores?
Como a Wada (agência mundial antidoping) confirmou que o laboratório Ladetec não seria capaz de alcançar o recredenciamento a tempo para a Copa do Mundo, a FIFA não tinha outra opção a não ser lidar com a análise de amostras no exterior, em Lausanne [Suíça]. Não esperamos nenhum problema na coleta de dados ou análise.

Qual é o time favorito para vencer a Copa do Mundo de 2014?
Eu não sou um profeta...

Em recente texto escrito na revista FIFA, o senhor diz que os árbitros têm que ser rigorosos na aplicação de cartões para jogadores que fazem simulações. Neymar precisa ser punido pelos árbitros?
Eu não posso falar sobre uma situação que ainda não aconteceu. Tudo o que eu disse foi que as peças imprudentes e simulações não podem ser tolerados e que quem adota esse tipo de comportamento que vai contra o fair play deve ser punido.

Quem é o melhor jogador do mundo de hoje : Lionel Messi ou Cristiano Ronaldo?
Como você sabe, a mídia e os técnicos e capitães das equipes nacionais escolheram Cristiano Ronaldo este ano. O meu jogador favorito ainda é Alfredo Di Stéfano

Fonte: Folha.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis