Sua saúde: Estudo genético do câncer de mama pode desenvolver novo tratamento

Um estudo publicado na versão online da revista Nature promete revolucionar o tratamento do câncer de mama. Pesquisadores americanos anunciaram o mais completo mapeamento genético da doença. Foram identificados quatro tipos diferentes de câncer de mama. Com base nessas informações, os cientistas acreditam que podem ser desenvolvidos tratamentos e remédios mais eficazes, em alguns anos.

Para saber mais dessa pesquisa, o Bom Dia Brasil conversou ao vivo, com o médico Marcello Fanelli, que explicou a importância da descoberta. “O estudo vem a mapear, de uma maneira mais refinada, o câncer da mama, do ponto de vista genético. Isso abre uma perspectiva diferente de tratamento, onde a gente pode usar esses alvos genéticos de maneira mais específica e, obviamente, colher um resultado melhor do tratamento”, diz.

Segundo ele, ainda não há uma data definida para o início do novo tratamento. “Ainda é cedo para mudar qualquer coisa no tratamento. A gente precisa esperar os resultados dos estudos clínicos sob essa nova ótica”, aponta.

O oncologista explica ainda que o estudo mostrou uma semelhança entre o câncer de mama e o câncer de ovário. “A gente tem a identificação de alguns genes que aparecem no câncer de ovário, mostrando agora que são presentes em alguns cânceres de mama. Isso nos faz pensar que podemos usar tratamentos que hoje são usados para o câncer de ovário para o câncer de mama. Isso aumenta o nosso arsenal terapêutico e pode proporcionar um resultado melhor”, afirma.

Fonte: G1