Barbalha (CE): Cidade recebeu a 12ª edição da Ação Sustentável

Durante todo o dia de ontem foi realizada, neste Município, a 12ª edição da Ação Sustentável. O projeto itinerante, uma realização da TV Verdes Mares com patrocínio do Governo do Estado e em parceria com órgãos públicos, como a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemoce), Polícia Militar, Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) e Prefeitura Municipal, levou propostas de mudanças de atitudes relacionadas à sustentabilidade.

O foco da ação foi nas áreas da saúde, educação, meio ambiente e cultura. Ao todo, estima-se que mais de 1.500 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, participaram das dinâmicas.

Através de atividades lúdicas, oficinas de recorte, colagem e pinturas, além de palestras, os envolvidos na iniciativa conscientizaram as crianças sobre o papel social do cidadão quanto à preservação ambiental, práticas de alimentação saudável, importância da água, resíduos sólidos e saneamento básico.

Já para o público adulto foram oferecidos atendimentos de saúde, com testes de glicemia e aferição de pressão arterial. E, para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, o Centro Regional de Referência na Saúde (Cerest) disponibilizou serviços de massoterapia.

Dentro da programação, que teve início logo pela manhã e permaneceu até 17 horas, as crianças, que formaram o maior público do evento, divertiram-se com o teatro de fantoches e com os jogos educativos, que tiveram foco na motivação da preservação ambiental.

Cartilha educativa
Para dar continuidade aos ensinamentos, cada participante recebeu uma cartilha educativa, contendo um jogo de tabuleiro sobre trilhas ecológicas, resíduos sólidos, coleta seletiva, poluição sonora, desmatamento e arborização.

Como forma de capacitar os cerca de 50 professores que acompanharam os estudantes durante a Ação Sustentável, o Conpam doou um material de formação sobre o Programa de Educação Ambiental do Ceará.

O objetivo é inserir o tema do meio ambiente em todas as disciplinas escolares, já que o assunto está incluso nos parâmetros curriculares nacionais e deve ser trabalhado transversalmente. De acordo com o gestor ambiental, Ulisses José Rolim, é necessário que os educadores tenham conhecimentos aprofundados sobre a questão.

"Alguns professores ainda têm dificuldades de tratar as temáticas ambientais dentro de suas disciplinas específicas. O material irá prestar apoio e tirar as dúvidas para a melhoria das orientações", revela.

Teatro
Uma das atividades da Ação Sustentável que teve maior adesão dos participantes foi o teatro de fantoches. As peças tentaram passar mensagens educativas sobre o uso adequado e sobre o desperdício da água, além da não poluição do meio ambiente.

Através do espetáculo "Pingo e Gota D´água e o esquadrão contra o desperdício", a Cagece formou multiplicadores das boas práticas de sustentabilidade. Há 13 anos, para difundir as informações sobre o consumo consciente da água, o órgão criou o projeto Teatro nas Escolas.

Valores
Os bonecos atuam ensinando as medidas corretas de utilização do líquido, a combater a dengue e a preservar a vegetação nativa. Segundo a técnica social Rose Fernandes, a atividade é uma maneira de alertar as crianças. "O mais importante é que esses meninos e meninas cresçam com a mentalidade voltada para a preservação do meio ambiente", conta.

Com a realização, o projeto Ação Sustentável encerrou o segundo ciclo de atividades do ano de 2012, atraindo milhares de pessoas em várias cidades.

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis