Juazeiro do Norte (CE): Exposição mostra o Cariri da umbanda e candomblé

Na entrada, as cortinas azuis com branco. Uma exposição que, no descortinar, tem licença para chegar a terreiros. Com 28 imagens, o Coletivo Café com Gelo, formado por um grupo de fotógrafos do Cariri, procurou levar um pouco da religiosidade afro-brasileira dos terreiros para o campo institucional. Sem fugir da cultura e com o pedido de permissão.

"Agô!". Esta e é a palavra que define o título da exposição e, ao mesmo tempo, pede a licença aos orixás para expor a cultura de um povo, principalmente, numa região onde predomina o catolicismo popular. Até 16 de outubro, o acervo estará exposto na galeria do Sesc do Crato.

O cheiro de alfazema, o assento dos terreiros, oferenda, e o mundo imagético que contempla o incorporar de uma realidade da umbanda e do candomblé, no Cariri, são levados em conta pelos fotógrafos e pesquisadores do coletivo.

Somente em Crato e Juazeiro do Norte são mais de 100 terreiros. O fotógrafo Rafael Vilarouca, há cerca de três anos, se envolveu com os registros. Já visitou mais de 30 e percebeu as diferenças existentes em cada um desses espaços. "As cores, as roupas, as músicas. Tudo isso tem uma característica em cada lugar", diz ele.

Movimento
A dança dos espíritos toma uma forma artística nas fotos em preto e branco. Uma dinâmica mágica dos movimentos. Mas, a representatividade das cores toma forma, com os próprios fotógrafos. Os integrantes do coletivo se vestem de orixás. "Criamos o mundo dos orixás nesse espaço", afirma Yasmine Moraes, uma das componentes do grupo.

Ela se vestiu de Iemanjá para ser fotografada por Alan Bastos, na área do documental, além das figuras do Exu, Pomba-Gira e Oxum. As outras fotos, compostas em preto e branco, foram selecionadas do arquivo de Yasmine e Rafael.

Mesmo sendo uma região marcada pelo tradicionalismo da religiosidade católica, existe a presença do sincretismo de uma forma evidente e bem representada por outras religiões, conforme destaca a pesquisadora norte-americana, Candace Slater. Há vários anos, ela desenvolve estudos na área da religiosidade no Cariri. Slater ressalta, por exemplo, o crescimento da quantidade de evangélicos na região.

A influência do pesquisador Ridalvo Félix levou todos os fotógrafos a mergulhar no mundo dos terreiros, antes restrito aos espaços de manifestação.

Segundo Inácio Leite, o Pai Bira, de Juazeiro do Norte, esse é um bom momento para a exposição acontecer. "Não estamos falando de escravos, mas de uma forma religiosa, de não agressão", fala. Segundo ele, a mostra é uma oportunidade para as pessoas que nunca tiveram a coragem de ir a um terreiro.

Primeira mostra
A primeira exposição itinerante sobre o tema aconteceu há cerca de três anos na região, a Bombogira, que se traduz no movimento de roda da Pomba-Gira. Foi o fotógrafo Rafael Vilarouca que teve a iniciativa, com os seus primeiros registros, durante a Mostra Sesc. Já tem selecionadas mais de 200 imagens.

O objetivo do Coletivo Café com Gelo, que começou com um blog, é mostrar a realidade com atitude de criar fotografias, por meio de um trabalho conceitual. E as possibilidades de criação incluem desde a produção, o ato de representar. Yasmine Moraes explica que isso não acontece de forma estereotipada, mas resgata um Cariri lúdico, com pessoas comuns.

Ridalvo Félix vem pesquisando, no mestrado, sobre as músicas de terreiros. Por conta desse trabalho, os fotógrafos foram convidados para uma exposição na Universidade Regional do Cariri (Urca). Para o pesquisador, os cheiros, cortinas, oferendas, sons de vozes, entre outros elementos, tecem junto com fotografias documentais e contemporâneas um saliente arranjo artístico e que, cotidianamente, ganha uma força ímpar e vívida, presente neste povo de terreiro.

Recorte
28 imagens foram selecionadas para compor a exposição "Agô!", que pode ser visitada até o próximo dia 16 de outubro, na galeria do Sesc do Crato

Impressões
"As fotos são bonitas e levam a um pensar das experiências religiosas, compartilhadas com outras religiões"

Candace Slater
Pesquisadora norte-americana

"O Coletivo existe há dois anos, e é um blog que virou site. Criamos um mundo imagético. O Cariri é contemporâneo"

Alan Bastos
Fotógrafo

"A exposição mostra a beleza ritualística. São coisas que vêm das raízes. Os artistas conseguiram aflorar isso com imagens"

Alice Freitas
Mãe Alice de Oxum

Mais informações
Sesc Crato
Rua André Cartaxo 
Centro
Crato - CE

Exposição Ago!
De 14 de setembro a 16 de outubro


ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis