Eleições 2012: Cartórios começam a preparação das urnas

Todos os cartórios eleitorais do Estado do Ceará iniciaram, ontem, a preparação das urnas eletrônicas a serem utilizadas no dia sete de outubro. Em Fortaleza, os trabalhos foram abertos às 8 horas, na central de armazenamento de urnas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), pela juíza da 83ª zona, Lira Ramos de Oliveira. Ainda ontem, o TRE divulgou a mudança de 121 locais de votação em Fortaleza já para as próximas eleições.

Ao declarar aberta a audiência pública para a carga das urnas, a juiza Lira Ramos desejou sucesso a toda a equipe que está realizando o trabalho. A abertura dos trabalhos foi acompanhada pela promotora de justiça da 83ª zona, Nádia Costa Maia, pelo secretário de tecnologia da informação do TRE, Carlos Sampaio, e servidores da Justiça Eleitoral. Nenhum candidato, fiscal de partido ou coligação, bem como representante da OAB-Ceará, acompanhou a abertura dos trabalhos, mas ainda podem comparecer a qualquer momento, podendo inclusive solicitar auditoria nas urnas.

Ontem de manhã, também compareceram ao depósito de urnas do TRE, no bairro Antônio Bezerra, os juízes eleitorais da 1ª zona - José Lopes de Araújo Filho; da 2ª zona - Sérgio Luiz Arruda Parente e da 3ª zona - Onildo Antônio Pereira da Silva. Os juízes ficaram em uma sala assinando os lacres que seriam apostos nas urnas.

O trabalho de preparação das urnas para a votação consiste na realização de um teste de todos os componentes da urna (teclado, visor, bobina de papel, terminal do mesário, etc); introdução dos sistemas e dados dos eleitores e candidatos; e aposição dos lacres para garantia de inviolabilidade, ou seja, para atestar que depois de introduzidos os dados não foram alterados.

Específicos
Cada urna recebe os dados específicos dos eleitores da seção a qual corresponde e de todos os candidatos a cargos majoritários e proporcionais. O trabalho de preparação de uma urna demora, em média, de 12 a 15 minutos e a expectativa é de que até sábado próximo o serviço de carga e lacre seja concluído.

Em todo o Ceará, serão preparadas 19.523 urnas, sendo 15 delas específicas para o recebimento de justificativa do eleitor que estiver fora do seu domicílio eleitoral no dia do pleito. Também serão preparadas 2.577 urnas reservas. Urnas de lona também serão lacradas, mas estas somente serão utilizadas se for inviabilizado o processo eletrônico de votação. Neste caso, a votação será por meio de cédulas.

No trabalho de carga das 4.516 urnas da Capital, estão envolvidas 280 pessoas, incluindo os juízes e promotores eleitorais, chefes e servidores dos cartórios das 13 zonas da capital e técnicos do TRE. Na quarta-feira da próxima semana (03/10), as urnas da capital começam a ser entregues nos locais de votação e, no sábado, véspera do pleito, todas elas passarão por um teste para verificar se estão em perfeita condição de funcionamento. Ontem, o TRE anunciou mudança de 21 locais de votação em Fortaleza. Em caso de dúvidas, pode ligar para o Disque Eleitor, no número 148.

Nomes na urna
Vários candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, no Ceará, ainda aguardam julgamento definitivo de suas candidaturas em função de recursos interpostos para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Como já começou o trabalho de carga das urnas, não há mais tempo para substituição das informações existentes na urna. Então, se um candidato a prefeito ou vice tiver o registro negado e o processo transitar em julgado, por exemplo, o partido ou coligação pode fazer a substituição daquele candidato que teve a candidatura negada. No entanto, a troca do nome e da foto na urna não é mais possível.

O sistema de divulgação de candidaturas do TSE (DivulgaCand) até ontem indicava a existência de 56 candidatos a prefeito concorrendo, no Ceará, com o registro da candidatura indeferido com recurso e outros 65 postulantes com o registro deferido com recurso. Para vice-prefeito também se encontravam em situação semelhante 89 candidatos, sendo 43 com o registro indeferido com recurso e 46 com o registro deferido com recurso.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis