Crato (CE): Exposição comemora 20 anos do herbário do Cariri

Uma coleção que testemunha os tipos vegetais do Cariri e da Chapada do Araripe faz parte do Herbário Caririense Dárdano de Andrade Lima (HCDAL), da Universidade Regional do Cariri (Urca), que completa 20 anos. A exposição "Chapada em Flor", que esteve durante esta semana no Salão da Terra da instituição, visitada por pesquisadores e estudantes da região, levou ao público exemplares dessa coleção, que chega a 8.676 espécimes catalogados.

Ao herbário regional têm contribuído, de acordo com o professor Antônio Carlito dos Santos, do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade, com as pesquisas desenvolvidas para cursos de graduação, e com o Mestrado em Bioprospecção Molecular, e outras instituições, como a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que têm atuado com a parceria de diversas pesquisas.

Identificação
A identificação da maioria das plantas também é feita por meio da parceria com outras instituições. Segundo o professor Carlito dos Santos, esse processo de identificação acontece, em virtude da existência do herbário no Cariri. Segundo ele, com todas as dificuldades, desde a sua criação, o processo de pesquisa com estudiosos da Urca e de outras instituições de ensino superior, acontece na transferência material entre herbários.

Diversidade
A exposição traz várias fotografias catalogadas pelo herbário, como amostras da diversidade da flora da Chapada do Araripe. "Reunimos um grande acervo desse material do Cariri", afirma. O herbário foi fundado em 19 de setembro de 1992. Segundo a curadora, a professora Arlene Pessoa da Silva, é classificado como fiel depositário da Rede Brasileira de Herbários e está em processo de indexação no "Index Herbariorum". O local, conta com 4.851 espécimes identificados, 3.825 espécimes em processo de identificação, 2.205 espécimes inseridas no BRAHMS, que é um programa de informatização de coleções de botânicas, e 2 mil exsicatas (amostras de plantas secas), no acervo digital. Conforme a professora, o herbário tem trabalho com a pesquisa e a extensão. "O material subsidia projetos de alunos da graduação e pós-graduação", diz Arlene.

Segundo ela, já passaram pelo herbário mais de 40 pessoas que terminaram da graduação ao doutorado, que atuam em diversas instituições do Brasil, inclusive na Urca.

A curadora alerta para espécimes, que hoje estão em situação vulnerável, e que mais tarde poderão estar extintas, caso não haja reflorestamento, como é o caso do cedro e Bompax sp, com poucos exemplares na região.

Representativas
"Hoje, o herbário testemunha espécimes vegetais existentes nesta área, documentando esse material, mesmo que em alguns anos possam estar extintas", assegura a professora.

Abrigando 144 famílias botânicas, conforme a curadora, tem as mais representativas em número de espécimes: Fabaceae (916 espécies); Euphorbiaceae (300 espécies); Asteraceae (230 espécies); Myrtaceae (168 espécies); e Rubiaceae (167 espécies). O herbário também abriga representantes da flora da Chapada do Araripe, dos Estados do Pernambuco e Piauí, além do Ceará, além dos biomas da mata úmida, cerrado, cerradão, caatinga, mata de galeria e carrasco. Mantém parceria com os Herbários Prisco Bezerra (EAC), Sérgio Tavares (HST), Francisco de Abreu Matos (HUVA) e Graziela Barroso (TEPB). O vice-curador, professor Luiz Marivando Barros, diz que no herbário são desenvolvidos importantes projetos de pesquisa voltados para um maior conhecimento da flora do Nordeste, em especial do Ceará, com alunos da graduação e pós-graduação stricto sensu.

Em 2010, o HCDAL foi contemplado com recurso do Finep e Governo do Estado do Ceará, para a reforma e ampliação de suas instalações físicas, além de recurso para aquisição de equipamentos necessários ao acondicionamento do acervo.

Espécimes
8,6 mil espécimes da flora da Chapada do Araripe fazem parte do acesso do herbário, no Cariri, promovendo a pesquisa na região

Mais informações
Herbário Caririense Dárdano de Andrade Lima (HCDAL)
Campus Pimenta II
Crato - CE
Telefone (88) 3102.1202

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis