Cariri participa do projeto Livro de Graça na Praça

Um projeto que surgiu há 10 anos por conta da sensibilidade de um professor mineiro chega agora à região do Cariri. Trata-se do projeto Livro de Graça na Praça que começou quando o professor José Mauro da Costa, dando uma aula, observou que a maioria das pessoas pouco ou nada liam.

Para estimular em seus alunos o gosto pelo hábito da leitura, o professor José Mauro resolveu desenvolver um projeto para incentivar a leitura e aproximar mais os leitores dos escritores. O projeto apresentou bons resultados, e por conta da aceitação, cresceu tanto que todos os anos chega a ser produzido um livro com textos de diversos escritores.

A edição deste ano, “Belo Horizonte 24 autores”, presta uma homenagem à capital mineira com textos de escritores de diversos estados brasileiros exaltando a cidade Minas Gerais.

Da região do Cariri, está participando desta coletânea em homenagem a cidade de Belo Horizonte, o escritor e artista plástico Emerson Monteiro, com o texto chamado “Minas em mim”.

A ligação da região do Cariri com o projeto, porém, é um pouco mais antiga. Começou com o cordelista Edésio Batista que já prefaciou em forma de cordel um dos livros do projeto, intitulado “Ossos e Ofícios”.

Na região caririense, nomes como a cordelista Josenir Lacerda, o escritor José Flávio Vieira, além de Emerson Monteiro, entre outros, divulgam o projeto e distribuem livros gratuitamente para centenas de pessoas.

A última distribuição de livros se deu na Praça Siqueira Campos, em Crato, quando foram distribuídos 400 livros para que estava apenas passando pela praça.

Tarso Araújo

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis