Crato (CE): Conferência municipal debate melhorias nas políticas de saúde

A Secretaria de Saúde do Crato realizou nos últimos dias 6 e 7 no Centro de Convenções do Cariri a 9ª. Conferência Municipal de Saúde. As conferências tem o propósito de avaliar a situação e propor diretrizes para a formulação da política de saúde. Mais que um instrumento legal de participação popular, a conferência significa o compromisso do gestor público com os necessários avanços do sistema de saúde e tem por objetivo avaliar e propor diretrizes da política para o setor saúde, estabelecidas pelo Conselho Nacional de Saúde; Discutir temas específicos para propor novas diretrizes locais da política de saúde; Eleger delegados para as Conferências Estaduais e Nacionais, quando for o caso.

Na quinta, dia 6, após o credenciamento e café da manhã dos participantes, o Secretário de Saúde do Crato Lucimilton Macedo coordenou a solenidade de abertura da conferência com a participação da Banda de Música Municipal, que teve como primeira composição de mesa as seguintes autoridades: a representante da 20ª coordenadoria regional de saúde Maria de Lourdes Coelho de Alencar Barreto, presidente do Conselho Municipal de Saúde, Elisangela Lucas Teixeira, Dr. José Flávio Vieira, médico, escritor, ex-secretário executivo e um dos fundadores do Conselho Municipal de Saúde,  a representante do Conselho Estadual de Saúde, Rogena Noronha Brasil e representando o legislativo Cratense o vereador Amadeu de Freitas. A votação e aprovação do regimento foi lida pelo Médico, José Flávio Vieira, Em seguida foi proferida uma palestra intitulada “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro” pela Professora Doutora Evanira Rodrigues Maia – Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora do curso de Enfermagem da URCA e do curso de medicina da UFC, após a palestra foi realizado um debate acerca do tema.

A coordenação do evento promoveu o Arroz com Feijão Cultural  enquanto era servido o almoço os Músicos da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social - Elvira Ribeiro e Carla Ribeiro – Finalistas do I Festival de Música dos CRAS entoavam canções regionais.

Durante o intervalo era possível apreciar a Exposição de Painéis: SUS que não vemos com imagens das ações dos programas e serviços prestados pela Secretaria de Saúde do Crato.

A tarde, dando continuidade as atividades houve um momento de Ginástica Laboral, orientado pelo educador físico do NASF, Fablício Gonçalves e depois foram iniciados os trabalhos em grupo dos seguintes eixos temáticos: Direito a Saúde, garantia de Acesso e Atenção de Qualidade, tendo como facilitadora a Profª Drª Edilma Rocha; Financiamento do SUS e Relação Público Privado Facilitador cirurgião dentista Nalber Sigian; e Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde com a enfermeira Ana Paula Ribeiro de Castro.

Na sexta-feira, dia 7, as ações foram iniciadas com a mesa de debate “A Rede Conveniada ao SUS” com a participação do Diretor Administrativo do Hospital São Raimundo Valério Roberto Faheina Júnior, o Diretor Administrativo do Hospital e Maternidade São Francisco de Assis/São Camilo, Marcelo Vasconcelos e como mediadora a articuladora da Conferência,  enfermeira Aline Franca.  Após a fala dos componentes da mesa foram feitas inscrições dos participantes da conferência com perguntas, questionamentos e argumentações todos prontamente ouvidos e respondidos.

Em seguida foi realizada a segunda mesa de debate com a temática “HumanizaSUS e a Judicialização da Saúde” com a Advogada e Assessora Jurídica da Secretaria Municipal de Saúde  Sílvia Paula Soares Rodrigues, a representante do Cesau, Rogena Noronha Brasil,  a mediadora da secretaria de saúde junto a defensoria e o Presidente da OAB Subseção Crato Anderson Feitosa Ferro Terceiro. Perguntas e questionamentos foram feitos e respondidos pela mesa.

Durante o almoço o Trio Pé de Serra Chapéu de Couro animou os convidados que ao chegarem novamente ao auditório foram recepcionados pelo Projeto Arte Socializa Saúde que apresentou uma ciranda com a participação de usuários do Caps.

Seguindo a programação foram feitas as apresentações dos eixos temáticos  com debate aberto para cada seguimento.

Para finalizar o membro da comissão eleitoral, educação e movimentos sociais Assilon Lindoval Carneiro de Freitas, juntamente com o Vice Presidente do CMS Marcos George Mendes e Dr. José Flávio administraram a  Plenária de Segmento e  eleição de delegados.

O Secretario de Saúde, Lucimilton Macedo enalteceu o trabalho da comissão de organização da 9ª. Conferencia Municipal  “A Conferencia é um momento democrático que possibilita essa expressiva participação do povo na formulação e controle da política pública de saúde. É preciso sempre valorizar esse espaço e é  nossa responsabilidade garantir que essas discussões  aconteçam de forma ampla, transparente e ascendente” conclui.

A Conferência Estadual de Saúde será realizada em Fortaleza no mês de setembro e a Nacional será em Brasília em dezembro celebrando a sua 15ª edição.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis