Crato (CE): Museus passarão por melhorias

São mais de sete anos sem visitações, com exceção de algumas atividades no local. Os museus Histórico e de Artes do Crato, que funcionam no mesmo prédio, poderão ter a requalificação das antigas edificações iniciada ainda neste semestre, segundo a Secretaria de Cultura do Município. É o único tombado, provisoriamente, em caráter nacional, na região. O projeto para melhoria das instalações terá financiamento do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), de R$ 426 mil. Com a reabertura, o museu passará a contar com um quadro do pintor espanhol, escultor e ceramista, Pablo Picasso, doado pelo artista plástico Bruno Pedroza.

Ao longo dos últimos anos, mesmo com as críticas de diversos setores da sociedade, por o museu estar praticamente sem funcionamento, a secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade, afirma que tem sido intensa a luta pela reabertura do espaço. Ela disse que, devido ao tombamento provisório do prédio pelo Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional (Iphan), há questões específicas que devem ser observadas. O local, para se ter uma ideia, não contava com uma escritura e teve que ser feito um termo de usucapião. "Agora, está tudo organizado", garante.

De acordo com Dane de Jade, os últimos processos estão sendo encaminhados ao Ibram, para que seja efetivado o convênio. Caso isso não aconteça, ela afirma que o prefeito local, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, garantiu que dará seguimento ao trabalho de melhoria do espaço. Enquanto isso, a maioria das obras está em lugar seguro.

No Museu Histórico, têm sido realizados cursos, a exemplo de educação patrimonial, e funcionários encontram-se no espaço para atendimento do público. Apenas uma sala, com algumas das peças, boa parte delas doada, como todo acervo do museu, tem material em exposição.

Um banner expõe para o público como se encontra o acervo do Museu de Arte Vicente Leite. Algumas peças estão desaparecidas e, para registrar, a secretaria fez, inclusive, uma classificação do material, além de um boletim de ocorrência na Delegacia Regional de Polícia Civil.

Para melhor esclarecimento do público, o estado do acervo para exposição é separado entre algumas peças com problemas, outra parte que não existe no museu, além do material apto para ser levado à população.

Dane de Jade afirma que fez esse levantamento para ter como explicar o público e resguardar bem o material que resta. A requalificação do local requer um cuidado especial por ser um prédio histórico, a antiga Casa de Câmara e Cadeia. Será o primeiro passo para dar uma estrutura mais adequada para a visitação, mas restam outros aspectos importantes para serem trabalhados, por meio de novos projetos, como a "expografia", que ficará para depois dessa primeira etapa de trabalho.

A Casa de Câmara e Cadeia também é tombada pelo Estado, além de estar em processo definitivo pelo Iphan. Por isso, a secretária admite que é preciso seguir todos os trâmites necessários para que ocorra a qualificação do prédio, que teve a parte do teto no primeiro andar recuperada.

Levantamento
Quanto ao acervo, Dane afirma que vem sendo realizado um levantamento de todo o patrimônio para catalogação, que admite ser considerável. São obras de artistas como Vicente Leite, que dá nome ao Museu de Artes, Sinhá D'Amora, entre outros artistas conhecidos. Há várias peças que pertenceram a Bárbara de Alencar, incluindo louças, e vestimentas usadas pelo reconhecido carnavalesco José Maia.

Outro aspecto que ela enfatiza é o processo de formação dos técnicos nos museus. Dane ressalta que esse é um problema enfrentado na grande maioria desses espaços na região. "Muitas vezes há pessoas que não sabem manusear as peças, e é necessário o conhecimento. Para isso, há a necessidade de mais investimentos nos museus".

Necessidade de recuperação é reconhecida
No ano passado, o Museu Histórico do Crato continuou recebendo especialistas para observar a estrutura local. A museóloga e historiadora Cristina Holanda, coordenadora do Sistema Estadual de Museus do Ceará e diretora do Museu do Ceará, foi uma das avaliadoras das condições daquele espaço.

Para a secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade, esses foram os cuidados iniciais para a elaboração de um projeto, diante do estado avançado de "sucateamento" encontrado no lugar anos atrás. "Nossas atenções foram focadas no sentido de trazer uma visita técnica para avaliação da situação e levantamento das necessidades e encaminhamentos", disse a gestora.

Durante o mesmo ano, Dane afirma que foi realizado um laudo técnico, além de levantamento e catalogação das telas do Museu de Artes Vicente Leite, que funcionava no primeiro andar do prédio, por meio de uma parceria entre a direção do Museu com os estudantes do curso de Design da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

O museu fica numa posição estratégica do centro histórico do Crato, em que o próprio prédio representa história. Há vários anos, reformas e melhorias são aguardadas tanto por cidadãos quanto pelos gestores culturais do município.

Mais informações
Secretaria de Cultura do Crato
Largo da Rffsa
(88) 3523. 2365

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis