10 mitos e verdades sobre AVC

1- Chances de ter AVC é maior para homens do que para mulheres. PARCIALMENTE VERDADE
"Sabe-se que ser do sexo masculino é um fator de risco para se ter AVC. No entanto, pela expectativa maior de vida, a mulher acaba tendo mais chances de se ter AVC, já que o risco da doença também aumenta com a idade do indivíduo, sobretudo acima dos 55 anos", segundo Gisele Sampaio Silva, coordenadora do Departamento Científico de Doenças Cerebrovasculares, Neurologia Intervencionista e Terapia Intensiva em Neurologia da Academia Brasileira de Neurologia (ABN).

2- Estresse pode provocar AVC. PARCIALMENTE VERDADE
O sintoma "estresse" não leva ao AVC de forma direta. "O AVC é uma doença cardiovascular, uma doença de vasos, e o estresse leva a uma descarga de adrenalina muito grande ao corpo e faz com que o corpo fique mais propenso a arritmias, ao aumento da pressão arterial, e estes são os fatores de risco para o AVC. Então, uma pessoa muito estressada pode ficar mais hipertensa, e isso sim pode levar ao AVC", diz o neurologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz Leandro Gama.

3- Crianças e jovens não têm chances de sofrer AVC. MITO 
O AVC em crianças e jovens é mais comum do que se imagina, de acordo com o neurologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz Leandro Gama. "Quando a gente fala em AVC em jovem estão inclusos os casos em pessoas abaixo dos 55 anos. O fator mais comum em crianças são doenças genéticas. Já nos jovens, é a dissecção das artérias do pescoço, que é quando há uma lesão na parede do vaso que leva o sangue ao cérebro. Esta lesão pode ocorrer por causa de um trauma, por exemplo, como a batida de um carro".

4- AVC não apresenta sinais antes de ocorrer. PARCIALMENTE VERDADE
Existem pequenos AVCs, chamado de lacuna, que podem ocorrer várias vezes sem que a pessoa perceba, diz o neurologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz Leandro Gama. Este tipo da doença, a longo prazo, pode afetar a memória do paciente. O grande problema, segundo o especialista, é que as pessoas não se atentam aos sintomas e perdem tempo para iniciar o tratamento. "Os cinco principais sintomas são fraqueza de um lado do corpo, dormência de um lado do corpo, perda de visão súbita, dificuldade para falar e, por último, uma forte tontura", afirma.

5- Se eu tiver um hábito alimentar saudável, com pouca gordura animal, não terei AVC.PARCIALMENTE VERDADE
"O que faz evitar a doença vascular e cardiovascular é um cuidado geral com a saúde. A dieta é um dos pilares deste cuidado. Se você tiver hipertensão e não tratar, mesmo tendo uma dieta saudável há o risco de se ter AVC", afirma Gisele Sampaio Silva, coordenadora do Departamento Científico de Doenças Cerebrovasculares, Neurologia Intervencionista e Terapia Intensiva em Neurologia da Academia Brasileira de Neurologia (ABN). O melhor tratamento para o AVC, e as doenças cardiovasculares em geral, é a prevenção. "As pessoas devem controlar a pressão arterial, o diabetes, o colesterol e o triglicerídeo. Não fumar e ter uma alimentação saudável também contribuem para diminuir as chances de se ter AVC", diz o neurologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz Leandro Gama.

6- Consumir álcool aumenta as chances de se ter AVC. PARCIALMENTE VERDADE
"O problema do álcool é que ele não vem sozinho. Ele é acompanhado de hábitos e estilo de vida não saudáveis que aumentam as chances de se ter um AVC", diz o neurologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz Leandro Gama. De acordo com Gisele Sampaio Silva, coordenadora do Departamento Científico de Doenças Cerebrovasculares, Neurologia Intervencionista e Terapia Intensiva em Neurologia da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), o álcool em excesso aumenta a chance de se ter AVC hemorrágico, mas o consumo moderado, como uma taça de vinho por dia, pode ajudar na prevenção do AVC isquêmico e doenças do coração.

7- AVC sempre deixa sequelas. MITO
Os pequenos AVCs, chamados de lacuna, não deixam sequelas instantaneamente, ocorrendo de modo silencioso. Entretanto, ocorrendo ao longo da vida, a repetição da ocorrência da doença pode causar perda de memória a longo prazo. "Se o tratamento for feito de maneira rápida, se a artéria foi recanalizada rapidamente, o paciente pode sair totalmente sem sequelas", afirma Gisele Sampaio Silva, coordenadora do Departamento Científico de Doenças Cerebrovasculares, Neurologia Intervencionista e Terapia Intensiva em Neurologia da Academia Brasileira de Neurologia (ABN).

8- Sequelas do AVC são para vida toda. MITO 
"Quanto mais jovem for o paciente, maior a chance de ele reverter as sequelas. Uma vez que você teve o AVC, neurônios acabam morrendo. Os jovens possuem uma neuroplasticidade que faz com que outros neurônios cubram a função dos que morreram, permitindo que o paciente se recupere em até 100%", diz o neurologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz Leandro Gama. Segundo o especialista, há também casos de idoso que já se recuperaram, mas é mais recorrente em jovens.

9- Só se tem AVC uma vez na vida. MITO
Uma vez que você teve um AVC, há uma chance maior de se ter outro, alerta o neurologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz Leandro Gama. "Toda vez que a gente fala em uma prevenção, falamos tanto da primária, que é para o indivíduo nunca ter a doença, e da secundária, que é o paciente que já teve o AVC e que deve se prevenir para não ter outro", afirma. De acordo com Gisele Sampaio Silva, coordenadora do Departamento Científico de Doenças Cerebrovasculares, Neurologia Intervencionista e Terapia Intensiva em Neurologia da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), "quando o paciente tem AVC, a doença é um marcador de que o indivíduo é um doente de alto potencial".

10- Diabético ou hipertenso têm mais chances de ter AVC. VERDADE
"Tanto o diabético quanto o hipertenso têm mais chances de ter doenças vasculares. E estas são as principais causas do AVC. Existem fatores de riscos não modificável e modificável. O primeiro é a idade e o sexo do paciente. O segundo, como já diz, é controlável. Então o paciente deve controlar bem a pressão, o diabetes, não fumar, praticar exercícios físicos etc.".

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis