Derrubar governo Dilma não ajudaria o Brasil, diz Bloomberg

Um texto assinado pelos editores da rede internacional de economia Bloomberg no final da semana passada aumenta a força do tom crítico da imprensa estrangeira em relação aos pedidos pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff. Segundo a Bloomberg, tirar Dilma do governo não vai ajudar o Brasil.

“O descontentamento com o governo da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, está em ebulição, com grandes protestos marcados para o próximo dia 16 e cada vez mais pedidos por seu impeachment. A raiva é fácil de entender – mas retirar a presidente não é a resposta'', diz o texto.

A Bloomberg não tem uma postura de apoiar o governo. Pelo contrário, ela aponta que os brasileiros têm motivos para darem a Dilma a pior aprovação de um governo na história do país. A questão, entretanto, é que “mesmo que existissem motivos legais para tirar Dilma do governo – e até agora não existem – isso não iria ajudar. Tirar Dilma provavelmente deixaria as coisas ainda piores'', diz.

Segundo a Bloomberg, a prioridade do Brasil deveria ser a economia. O país deveria tomar medidas para evitar que o país perca o grau de investimento, que está sob risco. A forma de chegar a isso seria apoiar as reformas fiscais promovidas pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

Desde que começaram a surgir protestos no Brasil pedindo a saída da presidente eleita no ano passado, o tom crítico a qualquer projeto de impeachment tem dominado a cobertura da imprensa estrangeira. Do ponto de vista da imagem internacional do país, rupturas com as regras institucionais da democracia – ainda que previstas na Constituição – costumam ser rejeitadas como falta de seriedade em relação às regras do jogo da política.

O impeachment já foi tratado como “golpe'' até mesmo por veículos de comunicação de direita dos EUA, como a rede FOX, e ganhou críticas em um dos centros de estudos de política internacional mais influentes do mundo, um que também tem uma visão conservadora de política e economia.

O 'think tank' norte-americano Council on Foreign Relations (CFR) publicou um artigo criticando o debate sobre impeachment. Para o CFR, não existem até agora motivos legais que justifiquem o impeachment, e derrubar Dilma sem haver provas concretas de crime resultaria em um enfraquecimento da democracia brasileira.

Fonte: Blog Brasilianismo/UOL

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis