CE precisa incluir 114,9 mil na escola

Relatório da Organização Não Governamental (ONG) Todos Pela Educação (TPE) - movimento alinhado com o Plano Nacional de Educação e divulgado nessa quinta-feira (2) - aponta que o Ceará ainda precisa incluir cerca de 114,9 mil crianças e adolescentes, entre 4 e 17 anos de idade na educação básica.

Segundo o documento, de uma população, nessa faixa etária, de 2,156 milhões, 2 milhões estão na escola. O relatório diz que desse total, 38,8 mil concluíram o ensino médio, em 2013. Até 2016, a meta é universalizar o acesso à educação.

No recorte, os jovens de 15 a 17 anos são os mais afetados. Do total sem acesso escolar, 84,8 mil ou 83% estão nessa faixa. A questão faz parte da Meta 1 do Todos Pela Educação e fez com que o Ceará não alcançasse o objetivo de 96,1% de suas crianças e jovens na escola.

No Nordeste, o Estado está em terceiro lugar em números gerais. A Bahia, com 243,5 mil, e Pernambuco, com 148,8 mil de alunos fora da sala de aula, estão respectivamente em primeiro e segundo lugares. Segundo especialistas que fizeram parte do estudo, com a obrigatoriedade do ensino fundamental de nove anos, a taxa líquida de matrícula dos 6 aos 14 anos é o indicador a ser levado em conta para avaliar os esforços do País rumo à universalização dessa etapa de ensino. Nesse item, o Ceará também está aquém, com 94,2% de matrículas confirmadas.

Além disso, precisa garantir que os já matriculados concluam dentro da faixa etária recomendada e com melhores índices de aproveitamento.

Decisão
O coordenador da Comissão Estadual de Elaboração do Plano Estadual de Educação, Lucas Fernandes, se diz otimista e afirma que o Ceará avançou muito nos últimos dez anos. "Pontos como a vulnerabilidade social sempre foram entraves e isso vem sendo enfrentado com muita decisão pelos cearenses e digo de forma extraordinária", avalia.

Fernandes reflete que os dados divulgados pelo movimento Todos pela Educação são de 2013 e que em 2014, o Estado já conseguiu atingir a meta 1, de universalizar o acesso à escola. "No ano passado já atingimos 98,4% da população entre 4 e 17 anos, e isso, estaticamente falando, já pode ser considerado como objetivo cumprido", afirma.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis