72 fazendas e comércios no CE são autuados por uso ilegal de agrotóxico

Dezoito comércios e 16 propriedades rurais foram autuados por autuadas por uso ilegal de agrotóxicos na região Cariri, no Sul do Ceará durante fiscalizações neste mês de junho. Em todo o ano, 72 comércios e fazendo já foram notificados no estado.

Os dados foram divulgados nesta treça-feira (30) no  Fórum Cearense de Combate aos Impactos do Uso de Agrotóxicos . A ação de fiscalização ocorreu em 18 comércios e 20 localidades rurais de 13 a 17 de abril e de 15 a 19 de junho.

A fiscalização ocorreu em  Barbalha, Missão Velha, Mauriti, Penaforte, Jati, Brejo Santo e Juazeiro do Norte, selecionados de acordo com sua criticidade em relação aos agrotóxicos, conforme o Plano estadual de ação conjunta em agrotóxicos do estado do Ceará, publicado pela Secretaria do Meio Ambiente em 2010.

Em abril, foram vistoriados os municípios de Acopiara, Quixelô, Iguatu, Cariús, Icó. Das 38 fazendas e comércios fiscalizados, todos foram autuados, 100%. O promotor de Justiça Amisterdan de Lima Ximenes fez um relato da ação que foi coordenada pela Sema, através da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável, por Viviane Monte e Flávio Rego.

Uso mais que dobrou no Brasil
O IBGE divulgou nesta em 19 de junho um relatório sobre o chamado desenvolvimento sustentável. De acordo com o IBGE, a utilização de produtos químicos para o controle de pragas, doenças e ervas daninhas mais que dobrou em dez anos.

Entre 2002 e 2012, a comercialização de agrotóxicos no país passou de quase três quilos por hectare para sete quilos por hectare. Um aumento de 155%. São Paulo lidera o ranking dos estados onde a venda de agrotóxicos é maior, seguido de Goiás e Minas Gerais.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis