Juazeiro do Norte (CE): Servidores decidem pelo fim da greve

Professores da rede pública deste município decidiram por fim a paralisação da categoria durante Assembleia realizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte (SISEMJUN), no final da tarde de ontem (28). A decisão em torno do encerramento do movimento paredista, que já durava cerca de 62 dias, foi adotada antes que a Câmara de Vereadores aprovasse novo projeto de reajuste do salário dos professores encaminhado a Casa legislativa na semana passada pelo Executivo local.

O novo índice de reajuste é da ordem de 6,5%, mesmo percentual aprovado pela Câmara no início do mês de fevereiro, quando os docentes exigiam os 13,01% anunciados em janeiro pelo Ministério da Educação, referentes ao Piso Nacional do Magistério, que ampliou de R$ 1.697,00 para R$ 1.917,78 a referência mínima para o vencimento das carreiras de professores com formação de nível médio. Com a aprovação do novo índice, cujo a votação acontecerá amanhã (30), o município garante o percentual apresentado pelo Governo Federal e estabelece o atendimento a principal reivindicação feita pelo professorado durante o período de greve.

Além do reajuste na ordem de 13,01%, o professorado garantiu, ainda, a reserva de 1/3 da jornada de trabalho para realização de estudos e capacitações, a serem realizados durante o segundo semestre do ano, de acordo com o calendário letivo aprovado pelos profissionais da educação.

Além dos professores, os agentes comunitários de saúde e os agentes de endemias, que também aderiram à paralisação dos servidores municipais, também decidiram retornar as atividades, a partir da garantia da aplicabilidade do Piso Nacional da Categoria por meio de decisão judicial. A decisão obriga o município a realizar o pagamento retroativo a aprovação da Lei que estabeleceu o piso da categoria, em julho de 2014. O pagamento do retroativo será efetuado em seis parcelas.

A assembléia realizada ontem também definiu a continuidade do movimento paredista por funcionários públicos de nível superior e os lotados na Secretaria de meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp). Estes servidores reivindicam reajuste salarial acima dos 6,5% apresentados pela prefeitura.

Conforme o SISEMJUN, a entidade tem buscado negociar com a municipalidade as reivindicações dos funcionários do setor. As negociações, no entanto, não avançaram. “A luta continua. A conquista que obtivemos é fruto de muita luta e da coragem dos que participaram da greve até o fim, de cabeça erguida. Somos vitoriosos, sim, e essa vitória pertence, também, a toda a diretoria do sindicato, além dos nossos guerreiros e guerreiras. Juntos somos mais fortes”, avaliou a presidente do sindicato, Maria José dos Santos.

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis