Barbalha (CE): Comércio prevê aumento de 5% em vendas

O Dia das Mães é uma das datas mais aguardadas pelos comerciantes. Para garantir bons lucros, os lojistas sabem que precisam se preparar para oferecer vantagens diante de tantas possibilidades e ofertas.

Neste município, localizado na microrregião do Cariri, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) lançou, na última terça-feira, dia 21, uma campanha especial para o Dia das Mães que segue até o próximo dia 9. Os lojistas esperam alavancar as vendas na região, oferecendo promoções e sorteio de brindes entre os consumidores.

De acordo com o presidente da CDL local, Alcides Marcelo Barbosa, as expectativas para o mês de maio são otimistas, com a projeção de aumento em até 5% nas vendas.

Para a lojista do segmento de vestuário Isailde da Cruz, os primeiros meses mostraram que os consumidores estão poupando, mas acrescenta que já teve um aumento de 10% nas vendas, na primeira quinzena deste mês.

"Os lojistas estão cautelosos, uma vez que o cenário econômico e político do País apresenta uma inconstância. Mas, com a união que há entre os associados da CDL de Barbalha, estamos conseguindo visualizar novas estratégias de mercado e, assim, continuamos trabalhando numa perspectiva otimista para esse ano. Acredito que, a partir do mês de maio, o comércio vai reagir", afirma Isailde.

Para a diretora administrativa da CDL barbalhense, Aline Nogueira, as características do comércio local acompanham uma tendência geral. "O comércio mudou. Antes, a gente esperava o cliente na loja. Hoje, o lojista tem que ir aonde o consumidor quer estar. Estamos nos empenhando para criar outras formas competitivas de negócios", assinala a líder lojista.

Desenvolvimento
Para incrementar ainda mais a economia da região, o presidente da CDL de Barbalha, Alcides Marcelo, aposta em uma maior aproximação com os 97 associados que a entidade possui atualmente no Município.

Com isso, a expectativa é reforçar as ações qualitativas e as vantagens da parceria. "Necessitamos deste relacionamento para fortalecer as bases da entidade e, assim, juntos realizarmos ações para prospectar novos associados", aponta.

Segundo o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), o setor de serviços é responsável por 66,97% do PIB da região, que ocupa a 6º posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM). Alcides Marcelo conta que o ramo de alimentação se destaca atualmente na economia local, seguido pela construção civil.

Proprietário de uma imobiliária, Ivan Azevedo avalia que o segmento passa por uma adequação na região. Ele conta que a procura por imóveis usados diminuiu, enquanto que a procura pelos lançamentos está em alta. Entre os fatores que contribuem para o redirecionamento na escolha da compra, o empresário destaca as facilidades de financiamento e o desenvolvimento da região que tem se tornado um polo na educação e na saúde.

Tradição
Em Barbalha, o período que mais recebe visitante é o mês de junho, por conta do ato religioso mais aguardado da cidade, que é a festa de Santo Antônio. O evento é uma homenagem ao padroeiro da cidade, que está em processo de registro como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Durante os dias de celebração, acontecem cortejos de grupos folclóricos, que se misturam aos penitentes em oração. O rito tradicional do Pau da Bandeira atrai milhares de fiéis e curiosos.

Os devotos dividem o carregamento de um tronco gigante nos próprios ombros e seguem até a igreja matriz de Santo Antônio, no centro da cidade, onde erguem o tronco junto a uma bandeira do santo.

Mais informações
CDL de Barbalha
Endereço: Rua do Vídeo, 275
Contato: (88) 3532-2908

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis