Crato (CE): Reunião do PRODECRATO debate formas de financiamento com empreendedores

Um encontro para debater o processo de planejamento para novas ações em prol do crescimento do Município, por meio do Programa de Desenvolvimento do Crato (PRODECRATO). Na ocasião, foram apresentadas para os empresários do Município as principais propostas voltadas ao financiamento de novos empreendimentos. A reunião foi realizada na última sexta-feira, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Crato, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

O representante da superintendência do Banco do Nordeste (BNB), André Bernard Ponte Lima, Gerente Estadual da Célula de Negócios do BNB, realizou ampla explanação dos projetos desenvolvidos pelo órgão financiador no Nordeste e outras regiões do Brasil e as principiais ações de financiamento, oferecidos pelo banco, através do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNDE).

Ele destacou as condições de investimentos com taxas de juros mais baixas e prazos mais longos. Diante disso, esclareceu diversas dúvidas para os participantes. “As condições diferenciadas podem chegar a prazos de 12 anos, com quatro anos de carência, permitindo o investimento para o empresário de forma mais facilitada e taxas de juros para empreendimentos urbanos, de 7% ao ano, e fixa. E para a área rural chega a ser mais baixa”, diz ele. Para André, esse projeto para o Crato catalisa investimentos para a cidade e iniciativas como essa atrai investidores de fora para aportar os seus negócios.

Mais empresas para o município
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Crato, Venâncio Saraiva, disse que há um ano o PROCRATUR era lançado com a finalidade de possibilitar o debate e o planejamento de novas propostas em prol do Município. Durante esse primeiro momento várias portas foram abertas e o programa apresentado em diversos setores econômicos. Os resultados, segundo ele, começam a se apresentar com a abertura de novas empresas, em 20 áreas que serão ocupadas com empreendimentos em vários setores. Além dessa nova possibilidade de crescimento, com a perspectiva de mais de 300 novos postos de trabalho.

O secretário disse que a luta nesse momento é possibilitar a formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho. Por conta disso, o Município vem pleiteando o prédio do antigo SESI, junto à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), da superintendência do SESI e também do Senac, como forma de garantir uma estrutura adequada para esse processo de formação, mas ainda aguarda resposta.

O médico Roberto Jamacaru foi um dos participantes do encontro. Ele destacou o processo de engajamento de profissionais de saúde de diferentes especialidades, que juntos estão articulando forma de atendimento no setor privado, cada vez mais qualificada com serviços amplos e facilitados para os usuários, com o ‘Corredor da Saúde’. Ele ressaltou a participação do setor público, por meio da Sedetur, dentro desse processo, como forma de incentivo para estimular um dos segmentos que teve grande relevância regional há algumas décadas e que é necessário se fortalecer para ofertar melhores serviços à população, por meio do setor privado.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis