Forno de micro-ondas destrói os nutrientes da comida?

O forno de micro-ondas tem uma reputação meio ruim por causa de seus efeitos nos nutrientes. Cozinhar e aquecer alimentos por qualquer método pode resultar em alguma degradação de nutrientes. Por exemplo, as vitaminas C e B12 degradam rapidamente quando a comida é aquecida. Contudo, outros nutrientes podem se beneficiar com o aumento na temperatura. Por exemplo, os carotenoides, os antioxidantes encontrados em frutas e verduras coloridos como cenouras e tomates, aumentam quando as proteínas que os prendem se quebram durante o aquecimento, disse Guy Crosby, editor de ciências do programa de culinária "America's Test Kitchen" e professor da Faculdade de Saúde Pública T.H. Chan School, da Universidade Harvard.

O periódico "Harvard Health Letter" concluiu recentemente que o uso do forno de micro-ondas pode ser preferível a outros métodos de aquecer alimentos. "Como o tempo de cozimento das micro-ondas é menor, cozinhar com um forno de micro-ondas é melhor para preservar a vitamina C e outros nutrientes que se perdem com o aquecimento. O método de cozimento que melhor retém os nutrientes é o que cozinha rapidamente, aquece alimentos por períodos de tempo menores e utiliza o mínimo possível de líquido. Usar micro-ondas atende a esses critérios. Empregar esse forno com uma pequena quantidade de água cozinha a comida de dentro para fora, o que mantém mais vitaminas e minerais do que quase qualquer outro método de cozimento."

Contudo, Ashim Datta, professor de Engenharia de Alimentos da Universidade Cornell, alertou para o fato de que, como as micro-ondas aquecem alimentos de forma desigual, os nutrientes apresentavam maior probabilidade de serem degradados em lugares que ficaram extremamente quentes. Em alguns casos, segundo Datta, o uso do aparelho pode levar a uma maior degradação do que outros métodos de cozimento.

Para ajudar a evitar tais problemas, coloque uma tampa sobre o alimento no forno de micro-ondas para reter a umidade, e mantenha a potência relativamente baixa para garantir que a comida seja cozida rapidamente, mas não superaquecida, disse Rebecca Solomon, diretora de Nutrição Clínica do hospital nova-iorquino Mount Sinai Beth Israel.

Fonte: UOL (Com informações do NYT)

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis