Santana do Cariri (CE): Projeto incentiva arte musical com crianças e jovens carentes

Cerca de 150 crianças e jovens carentes deste município estão sendo beneficiados com um projeto criado pela Organização Não Governamental (ONG) Instituto Santa Cecília, para o desenvolvimento das potencialidades artísticas e culturais existentes em Santana do Cariri, a partir da difusão do aprendizado da música, por meio do uso de instrumentos de corda, sopro e teclado.

A ação é voluntária e conta com a participação de cerca de 25 pessoas, entre diretores da entidade e professores parceiros que atuam na elaboração das aulas e repasse das técnicas aos alunos. O projeto vem sendo desenvolvido desde 2011 e, durante este período, precisou ser interrompido por quase um ano, devido à falta de condições financeiras para manutenção das despesas mensais da entidade.

O Instituto não possui parcerias com o município ou Estado e, por conta da falta de dinheiro, cursos já foram interrompidos, como no caso das aulas de violino, por exemplo, porque o professor residia em outra cidade e, na maioria das vezes, não tinha recursos suficientes para pagar o deslocamento até a cidade de Santana do Cariri.

Sede
As primeiras aulas, conforme um dos idealizadores da ONG, o maestro Francisco Aldenilton Ribeiro de Souza, popularmente conhecido como "Neném", aconteceram na sede da Banda de Música do Município, atualmente comandada por ele. "Não existia a ONG naquela época. A entidade, na verdade, foi criada por necessidade. Nós fomos impedidos de continuar dando aula na sede da banda. Por conta disso, acabamos criando o Instituto Santa Cecília, em parceria com outro músico da cidade, Paulo Fabiano. Hoje, a sede da entidade funciona no Centro da cidade e, mesmo com muita dificuldade, continua garantindo acesso das crianças ao mundo da música", comentou o maestro.

Os instrumentos utilizados durante as aulas foram adquiridos graças ao apoio de escolas da rede pública de ensino. Alguns instrumentos também são emprestados da Banda Municipal. "A maioria dos nossos alunos não tem condições de comprar um instrumento. Conseguimos, por meio de ofícios, que algumas escolas fizessem o empréstimo de violões e teclados. Os instrumentos de sopro, como clarinetes e saxofones, por exemplo, pertencem à banda de música. Já as flautas doces são do próprio Instituto", explicou um dos idealizadores da ONG.

Segundo Neném, o pouco recurso que a entidade consegue captar é proveniente de doações realizadas por pais de alunos matriculados nas aulas de música. "Alguns comerciantes, cujos filhos estão aprendendo a tocar um instrumento nas aulas oferecidas pelo Instituto, fazem doações mensais que ajudam a custear parte das despesas existentes. No entanto, as doações não são suficientes para que o trabalho possa ser melhorado", observa o maestro, ressaltando que há interesse da entidade em ampliar a oferta de cursos. "O objetivo é oferecer o máximo de oportunidade possível para que as crianças que hoje fazem parte deste projeto tenham conhecimento não apenas de um único instrumento. O problema é a falta de dinheiro", frisa.

Para tentar sanar as dificuldades financeiras, a entidade tem buscado firmar convênio com a Administração Municipal. Conforme o fundador do Instituto Santa Cecília, as conversações neste sentido estão bastante avançadas. "A gente espera que, ainda nesta semana, haja um chamamento, por parte da Prefeitura, para que possamos assinar esse convênio. Caso aconteça, os recursos a serem destinados auxiliariam, e muito, a continuação do trabalho que vem sendo realizado", disse.

O secretário de Cultura do município de Santana do Cariri, Maurício Matos, confirmou que o Executivo encaminhou à apreciação da Câmara de Vereadores um projeto que trata sobre a realização de um convênio com a ONG. Conforme o secretário, a parceria a ser firmada deverá garantir que o Instituto tenha a condição necessária para, pelo menos, realizar o pagamento dos professores.

"O projeto já está em tramitação na Câmara de Vereadores. Há todo o interesse, pelo Município, no que se refere à continuidade do trabalho que vem sendo desenvolvido por esta entidade. A Secretaria de Cultura reconhece, não apenas o esforço da diretoria deste Instituto, bem como a importância dos cursos oferecidos. A realidade é que, por meio desta ação, a arte e a cultura estão sendo propagadas em Santana do Cariri e, além disso, jovens estão sendo preparados para uma profissão, inclusive", observou o secretário.

Ele, no entanto, não soube informar se a matéria que está no Legislativo já possui data para ser analisada pelo plenário. "Essa informação nós não temos. No entanto, esperamos que a aprovação do convênio aconteça o mais brevemente possível".

Mais informações
Prefeitura Municipal de Santana do Cariri
Rua José Augusto, 387
Telefone (88) 3545-1256
Centro

ROBERTO CRISPIM 
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Um comentário:

  1. Maestro MASPOLI a música é a arte que combina sons e silêncio, além de uma prática cultural humana que permeou todas civilizações. Vários são os estilos e gêneros musicais ao redor do mundo, bem como instrumentos musicais, aplicativos para gravação, edição e reprodução musical, eventos, conjuntos, orquestras e bandas.
    Continue desbravando este seu trabalho que é maravilhoso, pois quem ama a cultura,preserva e sabe que a musica enriquece o espírito,

    ResponderExcluir

AddThis