Professores do Ceará gastam 17% do tempo letivo para manter a ordem em sala de aula

Uma pesquisa revelou que os professores cearenses da rede pública de ensino levam em média 17% do tempo letivo para conseguir manter a ordem nas salas de aula. Esse número é considerado menor que o do Brasil, onde a média de tempo gasto com a organização é de 20%.

De acordo com o vice-presidente da Associação dos Professores de Estabelecimentos Oficiais do Ceará (Apeoc), Reginaldo Pinheiro, várias mudanças precisam ser feitas, como a mudança de postura do aluno com o professor, respeitando o profissional e a própria educação; além do próprios desafios da escola de realizar aulas interessantes diante da quantidade atual de tecnologia.

O levantamento foi elaborado a partir de uma entrevista com professores do 6º ao 9º ano. Reginaldo explica que com os alunos do ensino médio a realidade é diferente. “No ensino fundamental existe um controle maior para que o professor tenha um maior domínio da sala e possa administrar sua aula”, explica.

Comparado aos outros estados, o Ceará tem o maior período dedicado ao ensino e à aprendizagem de fato: cerca de 71% do tempo em sala de aula. Nas tarefas administrativas, como chamadas, os docentes cearenses levam 12% do tempo.

Fonte: Tribuna do Ceará



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis