Crato (CE): Ministro da Cultura visita o município e lança Curso para Formação de Gestores, em Diálogos Culturais

Um dia que marca a cultura do Crato, com a visita do Ministro da Cultura, Juca Ferreira. Ele esteve no Município para lançar o Curso de Formação de Gestores na área da cultura, a ser iniciado em junho deste ano, em parceria com a Universidade Federal do Cariri (UFCA). A vinda do ministro marca o início das caravanas de cultura pelo Brasil. Durante o encontro com o Ministro, a secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade, entregou a Carta Proposta do Cariri, em nome de municípios da região, em que estão destacados três pontos: a instalação da Casa Patrimônio, Escritório Regional do Ministério da Cultura e também do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), regional.

Projetos relacionados à requalificação de espaços como o Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva e a RFFSA, além do Caldeirão do Beato José Lourenço, foram encaminhados pela secretária da Cultura do Crato junto à equipe do Ministro. Após visitar equipamentos culturais na cidade de Nova Olinda, como a Fundação Casa Grande e o Museu do Couro, do Mestre da Cultura Espedito Seleiro, o ministro, juntamente com sua comitiva de técnicos e secretários, além do secretário de Cultura do Estado, Guilherme Sampaio, se dirigiu ao Crato no início da tarde de ontem.

Juca Ferreira foi recepcionado pelo prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, no Hotel Pasárgada, onde houve um encontro com diversos prefeitos e gestores de cultura. Em seguida, acompanhou a comitiva do ministro para conhecer o projeto da Sociedade Lírica do Belmonte, do Monsenhor Àgio Moreira. A culminância do evento foi realizada na Escola Violeta Arraes, onde gestores de cultura, mestres, e artistas de toda a região e do Município cratense, estiveram presentes para participar dos Diálogos Culturais do Cariri.  Na ocasião, artistas fizeram reivindicações e apresentaram demandas.

A Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto realizou a execução dos hinos do Crato e do Brasil, emocionando a todos. O ministro também foi surpreendido com apresentações dos grupos de reisado do Mestre Aldenir, Dedé de Luna do São Miguel, em Juazeiro do Norte. O prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio, ainda destacou a importância de se debater políticas culturais e, ao mesmo tempo, ressaltou a dificuldade investimentos para a área. “Temos que fazer o melhor para o nosso povo, com o reconhecimento desses valores culturais”, disse ele.

A democratização da cultura e o fortalecimento de projetos, como os Pontos de Cultura, instituídos pelo Minc, estão entre as propostas a serem direcionadas pelo Ministério. O curso de gestores terá edital lançado em 27 de março próximo. Nesta terça-feira, o ministro da Cultura estará participando, na Assembleia Legislativa do Estado, em Fortaleza, da entrega do Plano Estadual de Cultura, juntamente com o secretário Guilherme Sampaio. O gestor estadual destacou a elaboração conjunta do plano, e disse que a ideia é promover o fortalecimento da cultura. Além disso, ressaltou o Cariri como a reserva cultural do Estado e sua importância para o Ceará.

Assessoria de Imprensa/PMC



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis