Crato (CE): Secretaria de Saúde intensifica combate a dengue e leishmaniose

A Secretaria de Saúde do Crato tem desenvolvido um trabalho de prevenção, conscientização e combate a dengue e leishmaniose . Diversos setores da Saúde municipal estão trabalhando ativamente para que sejam minimizadas as ocorrências nesse sentido.

Nesse pressuposto, estiveram na sede da Secretaria, profissionais da Mobilização Social, Vigilância Epidemiológica, Agentes Comunitários de Saúde, Centro de Zoonoses, Coordenação de Endemias, Vigilância Sanitária, Atenção Básica e Secretaria de Meio Ambiente onde foi realizada primeira reunião intersetorial para a criação de um comitê Municipal de doenças endêmicas.

De acordo com a Coordenadora da Mobilização Social, Iracema Mariano esse encontro  tem o intuito primordial de unir forças na preparação para casos mais urgentes se necessário “Estamos nos preparando para que nossa cidade não tenha problemas endêmicos,  contudo, a população precisa estar informada para auxiliar o poder público nas ações preventivas e de combate a doenças”  explica.

O Secretário de Saúde Lucimilton Macêdo  enaltece a importância da união dos setores da saúde em prol  de ações cada vez mais efetivas no que diz respeito a minimização de endemias e diz: “Faremos encontros constantes para sensibilização os profissionais, oficinas educativas nas áreas da Estratégia de Saúde da Família e futuramente será criado um comitê”

Ações contínuas
A Saúde tem desenvolvido várias atividades de combate à dengue e leishmaniose . Ações como distribuição de material educativo, sensibilização da população, fiscalização em imóveis desabitados, orientação nos bairros, campanhas socioeducativas dentre outras estão acontecendo constantemente. As ações têm como objetivo mobilizar mudanças na rotina e também motivar a população a colocar em prática as ações diárias de prevenção e combate à dengue e leishmaniose , que são realizadas durante todo o ano.

A Coordenação de Endemias, a Vigilância Epidemiológica e o Centro de Zoonoses desenvolvem ações diárias, que incluem visitas in loco, coleta de sangue para sorologia, administração de armadilhas para o mosquito e borrifação.

O trabalho dos agentes de saúde é mais do que informar a população sobre a dengue, mas também é buscar incessantemente por todos os tipos de criadouros da doença, que possam servir de moradia para os ovos do mosquito Aedes os que causam o calazar. Assim, os focos podem ser eliminados com mais facilidade das residências e locais públicos, tornando a população mais saudável e consequentemente com uma melhor qualidade de vida.

Assessoria de Imprensa/PMC



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis