Barbalha (CE): Cidade foi uma das anfitriãs do Seminário Cariri Cangaço 2013


Barbalha foi uma das cidades do Cariri que teve o privilégio de receber o terceiro dia do Seminário Cariri Cangaço 2013.

Pela manhã aconteceu a visita ao Alto do Leitão, com a presença do Prefeito Zé Leite, a vice-prefeita Maria Betilde, o Secretário de Cultura e Turismo Antônio de Luna, a Secretária de Educação Isabel Cristina Cruz, a Secretária de Administração Louise Caroline Sampaio, o Secretário de Infraestrutura e Obras Roberto Grangeiro, o curador e idealizador do Cariri Cangaço Manoel Severo e estudiosos do cangaço.

Ainda no período da manhã, a caravana do Cariri Cangaço visitou, na sede da Secretaria de Cultura, a exposição permanente "Pau de Santo, Festa de Fé" que foi produzida a partir dos resultados do Inventário Nacional de Referências Culturais da Festa de Santo Antônio de Barbalha, pesquisa que compõe a instrução de Registro da Festa como Patrimônio Cultural Brasileiro. A mostra retrata como as celebrações de corte, carregamento e hasteamento do Pau da Bandeira foram se tornando centrais no calendário de Barbalha.

À tarde, aconteceram várias conferências no Hotel das Fontes. A mesa diretora do Cariri Cangaço foi constituída pelo prefeito Zé Leite, a vice, Betilde Correia, o presidente da Câmara Municipal, Daniel Cordeiro, o Secretário de Cultura de Barbalha, Antônio de Luna, o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, e o presidente do Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará (GECC), Ângelo Osmiro.

Mais de 140 participantes de 17 estados do Brasil assistiram atentamente “A antropologia criminal das cabeças” com o Dr. Lamartine Lima. Logo após, conferência com o tema “A Etnofarmacobotânica a partir da visão panorâmica de uma turista aprendiz, pelos caminhos que cruzam o Geopark Araripe”, ministrada pela Dra. Maria Thereza Camargo.

João de Sousa Lima foi o ministrante da conferência “Roteiros integrados do cangaço”. A última palestra foi “Rota do Cangaço de Xingó”, que teve como orador Jairo Luiz Oliveira.

Para Manoel Severo, curador e idealizador do Cariri Cangaço “a importância fundamental de se realizar um evento dessa natureza é ter a possibilidade de desenvolvermos um novo olhar sobre uma temática que é tão cheia de preconceito como é a história do cangaço”.

A vice-prefeita Maria Betilde destacou a importância de Barbalha receber um evento desse porte. “Barbalha por ter vivido essa história do cangaço se sente muito feliz de sediar um encontro como esse por um dia. É muito bom você ver pessoas de diferentes faixas etárias interessadas em estudar a nossa história do cangaço, a história do Cariri, a história do Nordeste”.

O prefeito Zé Leite afirmou que além do que representa o Cariri Cangaço, já se busca uma rota de turismo denominada “Rota do Cangaço” onde os turistas vem conhecer Barbalha e terminam por movimentar recursos dentro do município. “A gente sempre apoiou o evento. Essa já a é a quarta edição que acontece na nossa cidade e nós sempre acompanhamos as visitas e participamos das palestras do Cariri Cangaço”.

O Secretário de Cultura e Turismo Antônio de Luna, fez uma análise conjuntural do seminário: “Se olharmos nossas raízes, a nossa fé, a nossa força, a história mostra isso. E se a gente fizer o resgate dessas raízes, de onde viemos, em que sociedade nós fomos formados, vamos perceber a importância histórica do cangaço. Porque a história cultural nordestina mostra isso. Portanto, a gente tem orgulho da nossa história, da nossa cultura”, finalizou.

Fotos: Clodoaldo Amaro e Samuel Pinheiro

Assessoria de Imprensa / PMB



AddThis