Deputados questionam troca de delegados de Juazeiro

O remanejamento de delegados da Polícia Civil pelo novo secretário de Segurança Pública do Estado, Servilho Paiva, gerou desconfiança por parte de alguns deputados da Assembleia Legislativa. Isso porque titulares de delegacias de Juazeiro do Norte, que estavam investigando o caso de possíveis irregularidades, no caso conhecido como "escândalo das vassouras", foram enviados para outros municípios.

Para o deputado Ely Aguiar (PSDC), a situação já está sendo averiguada pelo Ministério Público Estadual, que encaminhou para o procurador-geral de Justiça, Ricardo Rocha, pedido de investigação do caso, uma vez que acredita que tenham tido intenção política. Os delegados em questão estavam apurando a compra de materiais de limpeza feita pelo presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, Antônio de Lunga (PSC).

Desmoralização
Aguiar disse ter achado estranho o remanejamento de delegados na região do Cariri, que, segundo ele, estavam apurando casos de irregularidades na compra de material de limpeza na Câmara de Juazeiro. "Isso é vergonhoso para um País como o nosso. Como você pode acreditar nos homens da política desse País se as forças lá de cima afastam delegados que estão apurando esses casos de irregularidades?", questionou Ely.

Segundo o parlamentar, a situação remete a uma política provinciana e coronelista. Augustinho Moreira (PV), no entanto, afirmou que já havia solicitado ao ex-secretário de Segurança, Francisco Bezerra, fazer o remanejamento, tendo em vista que muitos delegados estariam "acostumados a não trabalhar" e, portanto, seria necessária a mudança de delegados.

"Aquilo é um assunto local. O TCM está adotando suas providências e o Ministério Público, também. Agora, se fosse um crime de pistolagem e os delegados tivessem dificuldade de investigar, aí poderia se dizer estar afastando delegados indevidamente. Ele (Ely) quer dizer que o Governo já passa a perseguir. É o discurso corriqueiro dele", reclamou o governista.

Segundo o líder do Governo, José Sarto (PSB), a decisão do secretário de Segurança, Servilho Paiva, não tem nada a ver com o que houve na Câmara de Juazeiro. Ele defendeu que as novas medidas são administrativas. Roberto Mesquita (PV) também repudiou a suposta intenção de o Executivo atrapalhar a investigação contra políticos de Juazeiro do Norte.

Corrupção
João Jaime (PSDB) afirmou que a compra de material higiênico pela Câmara de Juazeiro foi um dos principais casos de corrupção noticiados no Brasil nos últimos anos. "Se trocaram os delegados, o Governo precisa dizer que foi motivado pelo inquérito que estava sendo feito. Agora temos que cobrar ao delegado que assumir que dê continuidade às investigações", disse.

Heitor Férrer (PDT) chamou a transferência de "arbitrária" e lamentou a coincidência da saída desses delegados no momento em que estavam investigando os possíveis desvios de dinheiro para compra de material de limpeza da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte.

Nesta quarta-feira, a promotora Alessandra Magda Ribeiro Monteiro, da 2º Promotoria de Justiça da Comarca de Juazeiro do Norte, solicitou que o procurador geral de Justiça do Estado, Ricardo Machado, acompanhe a transferência dos delegados, sob a justificativa de ser "estranha" a decisão do novo secretário em transferir, de uma única vez, três delegados de uma única região.

Foto: Ag. Miséria

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis