Plantão Infotech: Detran-CE lança aplicativo para consulta de dados

A tecnologia vem se espalhando rapidamente e facilitando, cada vez mais, a vida de quem nela se insere. Com a correria do dia a dia, torna-se quase impossível não aliar o curto tempo às funcionalidades dos aplicativos oferecidos nas lojas virtuais. Para acompanhar a necessidade dos usuários e oferecer praticidade, o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) criou uma ferramenta referente aos seus serviços. A partir de hoje (25), tudo será acessado online.

O aplicativo, que poderá ser baixado por aparelhos com sistema operacional Android e iOS, trará informações sobre a Carteira Nacional de Habilitação - CNH - (pontuação, vencimento e renovação); consulta simples de veículos apenas pela placa (com dados de características, queixa de roubo, multas e gravames); consulta completa de veículos pela placa e Renavam (com informações completas sobre o veículo, inclusive dados do proprietário); geração de código de barras para pagamento de taxas via Internet Banking; informações sobre transporte rodoviário intermunicipal de passageiros (ônibus e vans).

Para saber a opinião dos usuários, haverá uma opção exclusiva para o envio de críticas, reclamações e denúncias diretamente para a ouvidoria do órgão.

O objetivo da ferramenta é tornar prática a relação dos clientes com o órgão, diminuindo a necessidade das pessoas se deslocarem até a sede. A meta é que, entre três e cinco anos, as idas ao Detran sejam reduzidas ao estritamente necessário, já que as soluções estarão na palma da mão.

"É o primeiro Detran do Brasil a ter aplicativo em loja virtual, e está sendo lançado com a proposta de ser o passo número um de uma grande investida do órgão em um novo canal de prestação de serviços, que é pioneiro e revolucionário para a iniciativa pública", explicou o superintendente do Detran-CE, Igor Ponte.

Outro recurso disponível no app é o menu "Meu Detran", um sistema de gestão integrada da CNH e de registro de veículos diretamente do celular ou tablet. Para fazer parte deste menu personalizado, o usuário deverá criar uma conta e cadastrar a CNH e seus veículos.

Notificações
A partir daí, ele terá acesso a todas as informações de seu prontuário de habilitação e de seus veículos, com informações precisas sobre vencimentos, autos de infração (incluindo fotos de fiscalização eletrônica), pontuação, prazos de recursos, modificações de prontuários, prazos de validade de documentos, dentre outros. Tudo isso com notificações instantâneas e personalizadas, que avisam ao usuário de qualquer mudança, diretamente em sua caixa de e-mails.

Para quem pretende fugir dos congestionamentos, o app Detran-CE também será bastante útil. Uma das funções que o órgão pretende oferecer, daqui a algum tempo, é o mapeamento da Capital, para que as pessoas possam evitar ruas e avenidas engarrafadas.

O projeto fará, em breve, juntamente com a Prefeitura de Fortaleza, uma parceria com o aplicativo Waze, capaz de monitorar as ruas e avenidas.

O aplicativo será lançado e disponibilizado para uso hoje (25), no evento de encerramento da Semana Nacional do Trânsito, às 9h, no auditório da sede do Detran, na Avenida Godofredo Maciel, Maraponga. Durante a solenidade, serão feitas demonstrações de como utilizar a nova ferramenta.

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis