Cid Gomes só ficará no PSB se puder apoiar Dilma

Após uma série de especulações, o governador Cid Gomes anunciou, ontem, que o presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque, e o prefeito Roberto Cláudio participarão hoje de uma reunião da executiva nacional do PSB, em Brasília, para ratificar que o seu grupo político só ficará na legenda se puder apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff. Além disso, ele quer a confirmação de que não haverá retaliação do presidente nacional da sigla, Eduardo Campos, caso o governador e um grupo de dez deputados estaduais e quatro federais optem pela troca de partido. Amanhã os diretórios municipais do partido no Ceará decidem o que fazer.

De acordo com o governador Cid Gomes, a primeira opção do grupo - que deve marchar junto em qualquer alternativa - é continuar no PSB, mas ele fez questão de ressaltar que encarou o convite à prefeita Luizianne Lins e ao deputado Heitor Férrer como uma hostilidade do partido. Apesar de adiantar que a conversa de hoje terá um tom pacífico, ele ressaltou a "aflição" da decisão que caberá a ele e seus correligionários, já que, além dos 14 deputados, alguns prefeitos, inclusive o de Fortaleza, podem sair do PSB, em caso de negativa do governador Eduardo Campos.

De acordo com a legislação eleitoral, pessoas que desejem disputar cargo eletivo nas próximas eleições só poderão trocar de partido até o dia 5 de outubro. "O partido não questionará o mandato de ninguém. Tantos mais deputados sejam, mais aflição", declarou Cid, ponderando pelo temor de que os parlamentares sejam acusados de infidelidade partidária. E completa: "O que nós queremos é que, se a decisão for sair do partido, uma posição que não questionará os mandatos".

Convite
Na reunião de ontem, tanto Cid Gomes como os aliados evitaram confirmar se a possível migração coletiva seria para o Partido Republicano da Ordem Social (PROS), cujo registro foi autorizado ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "A primeira tarefa é tomar uma decisão ou não", ponderou o prefeito Roberto Cláudio, também confirmando que o convite do PSB à prefeita Luizianne Lins foi encarado com hostilidade.

Apesar de alguns aliados negarem o contato do PSB com o deputado Heitor Férrer (PDT), oposicionista ao Governo do Estado, tentando atribuir o assunto à "boataria", após a entrevista concedida a jornalistas, o governador Cid Gomes, em conversa por celular com a senadora Lídice da Mata, do PSB, reconheceu que o convite teria sido feito ao pedetista como uma provocação do diretório nacional do PSB. "Chamar o Heitor para concorrer ao Governo do Estado é brincadeira". E completou: "se quer me expulsar, converse comigo".

O encontro de ontem reuniu deputados estaduais, federais e ainda dirigentes do partido a portas fechadas. Marcado para às 19h, a reunião só começou após às 21h30 e terminou próximo da meia-noite. Todos os aliados do governador evitaram assegurar a mudança de partido, mas o governador Cid Gomes disse que acompanhará o grupo de aliados, independentemente da decisão tomada.

O chefe do Executivo cearense também poupou críticas ao governador Eduardo Campos, explicando que quer "manter a amizade" com o líder e, caso a opção seja mesmo sair do partido, que o passo seja dado sem "constrangimento" e de maneira "civilizada". "Eu confio na palavra do Eduardo e os dois enviados de alto nível (Roberto Cláudio e Zezinho Albuquerque) vão amanhã participar da reunião da executiva. O Eduardo já deixou muito claro que só vai decidir candidatura ano que vem", relatou Cid Gomes.

Questionado pelo Diário do Nordeste sobre o motivo da ligação da senadora Lídice da Mata, Cid afirmou que a correlegionária ligou para prestar solidariedade. E acrescentou: "mas ela deve ficar no PSB". Amanhã, às 19h, o governador se reúne com dirigentes e prefeitos do PSB.

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis