Juazeiro do Norte (CE): Campanha busca recuperar acervo da Casa dos Milagres

Um dos pontos de maior visitação romeira está realizando campanha para se reerguer. A Casa dos Milagres Padre Cícero ficou totalmente destruída há um mês após um incêndio causado por uma vela acesa que estava no local. A cobertura da casa simples, situada na Praça do Socorro, foi totalmente ao chão e já se encontra recuperada, por meio de doações e investimentos da família proprietária da casa.

O local faz parte da história romeira de Juazeiro há 77 anos e deverá estar contida no registro do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O projeto está em andamento pelo órgão, que inclui áreas como Horto, com a estátua do Padre Cícero, e o casarão histórico, de 100 anos, também na Colina do Horto, onde o sacerdote seguia para meditar.

Origem
A Casa dos Milagres foi criada no intuito de resguardar os ex-votos depositados ali, antes colocados ao relento, já que não havia o reconhecimento da Igreja em relação aos supostos milagres do Padre Cícero. Um amigo do religioso, o paraibano romeiro João Monteiro, decidiu então criar um ambiente próprio para que o material fosse preservado.

O incêndio acabou destruindo um material considerado de valor histórico, e que seria preservado sob a tutela do Iphan, no futuro, já que até o momento, não há informações relacionadas a quando o patrimônio poderá ser resguardado.

O Ministério Público Federal (MPF), inclusive, já chamou a atenção do Instituto quanto à importância desse patrimônio no intuito de garantir o tombamento e a inserção das celebrações no Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial do Patrimônio Cultural Brasileiro, instituído por decreto em 2000.

O documento determina que esses atos religiosos podem ser registrados no Livro de Registro das Celebrações, em que são inscritos rituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social.

A Casa tinha desde fotografias dos romeiros aos terços, rosários e santinhos depositados para promessas, em tempos eleitorais. Eram mais de cinco mil peças, algumas delas já encaminhadas para o Horto e até ao Memorial Padre Cícero, como forma de preservar esse patrimônio.

De acordo com a guardiã do espaço, Janaceli Santana Bezerra, que há mais de 18 anos administra o local, a campanha passou a ser fortalecida durante a romaria. Ela espera repor o material até a data que ocorre a maior romaria do ano, em Finados, de 29 outubro a 2 de novembro.

O trabalho conta com a parceria da Basílica de Nossa Senhora das Dores, lugar onde muitos romeiros, durante a segunda romaria do ano, realizada na festa da padroeira da cidade em setembro, levaram seus ex-votos.

São registros, em forma de partes do corpo, por exemplo, que pessoas fazem em alusão às promessas alcançadas. A maioria é confeccionada em madeira, ou simplesmente inserida a fotografia, para deixar no local como prova do milagre.

"A expectativa que os romeiros, que chegam muitos deles emocionados à casa dos milagres, por conta do que aconteceu, vão contribuir bem mais até a próxima romaria", afirma.

A Casa vem recebendo doações, entre elas material de construção. Sacos de cimento, madeira e telhas já foram entregues. Mas mesmo assim, os proprietários da Casa, que é herança da família, tem buscado reconstruir o espaço. "Esperamos que em breve ela esteja da mesma forma", destaca Bezerra.

Estrutura
A proprietária afirma que recebeu a visita dos técnicos do Iphan. Segundo ela, eles fizeram uma breve avaliação do local, mas não houve nenhuma mobilização do órgão no sentido de possibilitar a recuperação.

Toda a parte elétrica do velho casarão também ficou destruída, mas o incêndio não comprometeu a estrutura do local. Nos fundos da Casa está localizado um cacimbão, onde normalmente os romeiros se resfriam do calor. A água é considerada até milagrosa por algumas pessoas, que fazem questão de levar um pouco para casa.

A proprietária aproveita também para comercializar produtos religiosos, que ajudam na manutenção do espaço, mas que agora tem um propósito maior, que é o de reerguê-lo.

O pesquisador Daniel Walker disse que pelo espaço já passaram visitantes de várias partes do mundo, e cita nomes como o Gilberto Gil e vários cineastas e fotógrafos de renome.

A Casa do Milagre foi cuidada por Sebastiana Monteiro, que morreu há cerca de 18 anos e passou então a ser cuidada pela atual administradora.

Mais informações
Casa dos Milagres Padre Cícero
Praça do Socorro, 159
Juazeiro do Norte
Cariri
Telefone: (88)8824.3822

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis