Juazeiro do Norte (CE): Orquestra Armorial vai à Turquia

A Orquestra Armorial do Cariri seguirá viagem para Istambul a partir dos primeiros dias de maio. O grupo fará duas apresentações na Turquia, por meio de uma parceria com a Universidade Técnica do Oriente Médio. A orquestra vem de uma formação de mais de dez anos, com jovens músicos da região, tendo à frente o artista Di Freitas. No dia 15 de março, ele participou de um show com o cantor Gilberto Gil, no Programa Rumos, em show de aniversário do Itaú Cultural, em São Paulo.

Essa é a primeira vez que o grupo, formado por 19 músicos, viaja junto com componentes da Banda Cabaçal, do mestre Antônio, para a apresentar o show "Juazeiro". As apresentações serão realizadas por meio de um intercâmbio do Espaço Cultural Gira Mundo e a Universidade.

A oportunidade surge para o grupo sair em grande número pela primeira vez. Em 2010, o músico Di Freitas esteve na França, no Chile e em Budapeste, se apresentando em universidades e espaços culturais. Ele afirma que é uma oportunidade de levar para os outros países a cultura local. O músico também realizará apresentações solo.

Identidade cultural
Os shows tem obtido um interesse maior das instituições acadêmicas, que desejam conhecer o som que é produzido a partir da própria identidade cultural do povo do Cariri e sua ancestralidade. Di Freitas dá mais vida a rabeca. Leva o som do violoncelo, das cabaças estilizadas, promovendo um resgate aos instrumentos rústicos. Em 2008, veio a iniciativa de ampliar o projeto com o maior número de músicos.

A maioria deles iniciou o trabalho ainda criança e continuam até hoje. Conforme Di Freitas, esse não é o primeiro convite para os artistas se apresentarem fora do Brasil, mas a ausência de uma política cultural que garanta apoio ao grupo impede que esse trabalho tenha uma expansão maior, em virtude do grande número de participantes.

A viagem ao Oriente Médio conta também com o apoio do Ministério da Cultura (Minc), mas não cobre todas as despesas do grupo, que tem corrido atrás de apoio para chegar até lá. Em Istambul, as despesas praticamente serão bancadas pela Universidade. Trazendo os novos sons, com instrumentos criados pelo próprio artista e os músicos da orquestra, o Cariri inova pelo caráter de universalidade, ao mesmo tempo em que abraça o tradicional pela corrente cultural típica do Nordeste e do Cariri, da religiosidade popular e dos saberes da região. Di Freitas é um pesquisador nato de sons e novos instrumentos e vem criando um novo conceito de musicalidade na região.

Diferencial
A orquestra tem o diferencial de mostrar a cultura popular. Segundo Di Freitas, as pessoas gostam de ouvir a música do Cariri. "É o popular dentro de um trabalho mais para a linha clássica, mas sem perder a característica da cultura local", explica. Os editais de cultura tem sido os grandes responsáveis pela manutenção do grupo, que segue ensaiando na casa dos próprios músicos até hoje.

Di Freitas destaca a riqueza visual e musical, com a presença de personagens do reisado. Porém, antes de Istambul, a orquestra passará por Fortaleza, para show no início de maio, com apoio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult). A orquestra nasceu com a proposta de dialogar com esses mestres, inicialmente, com Orquestra de Rabecas Sesc - Cego Oliveira, projeto de musicalização desenvolvido pelo Sesc Juazeiro, que utilizou a rabeca e outros instrumentos para criar uma nova forma do fazer e do aprendizado musical, utilizando elementos da cultura oral do Cariri e do Nordeste.

Mais informações

Orquestra Armorial do Cariri
Rua Apollo XI, nº 27,
Bairro Salesianos -
Cariri/CE
Telefone: (88) 9710-5339

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis