Crato (CE): Campanha de combate a dengue ampliada

Cerca de 300 residências localizadas em vários bairros deste Município, receberam ouvitrampas, uma espécie de armadilha de captura do Aedes aegypti, mosquito causador da dengue. As localidades onde há mais focos do mosquito estão sendo alvo de uma pesquisa desenvolvida pela Secretaria de Saúde do Município para diagnosticar a quantidade dos tipos distintos da dengue na cidade. Cada ouvitrampa contém um recipiente com água limpa, onde o mosquito deposita suas larvas.

As armadilhas irão capturar larvas do mosquito. Através da coleta, o setor de endemias da Secretaria de Saúde pretende controlar a proliferação do Aedes aegypti na sua fase adulta. Após a coleta das larvas, todo o material será encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), para a realização de estudos que desvendarão a tipologia do vírus.

O projeto é desenvolvido com recursos do Município em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado. Ao todo, 78 agentes estão coordenado a ação.

Busca
Depois de alocadas as ouvitrampas, os agentes de endemias retornam às residências, em um prazo de 10 a 15 dias, para buscar as larvas, antes que elas se tornem mosquitos. Na cidade, este ano, ainda não houve nenhum caso de dengue provocada pelo vírus tipo quatro e nenhuma pessoa morreu ainda vítima da doença.

O Crato está atualmente com índice de infestação de 2% para a dengue, no entanto, o Município já confirmou 187 casos. Na classificação da Secretaria da Saúde do Estado, a cidade recebeu a classificação de médio risco. No ano passado, a Secretária de Saúde realizou pela primeira vez a pesquisa com as ouvitrampas e conseguiu conter 15 mil larvas do mosquito. Agora, a meta é manter mesma quantidade de captura de larvas do inseto para evitar a proliferação do vetor de transmissão e buscar a diminuição da quantidade de casos da doença.

Em 2012, a Secretaria de Saúde espera alcançar o índice de infestação abaixo de 1%, não registrar óbitos e fechar o ano com menos casos de dengue.

Ampliação
Para o secretário de Saúde do Crato, Cícero França, a ação deve ser implantada em outros Municípios da região do Cariri. "Isso vai garantir o combate e a proteção em relação ao vírus causador da doença no Município. Essa é uma ação sem muitos custo e que pode ser realizada por outras Secretarias", releva o secretário de Saúde do Crato.

O Município desenvolve várias formas de combate à dengue. Até agora, já foram realizados cinco ciclos de Ultra Baixo Volume (UBV), inseticida borrifado pelo carro fumacê, diversas ações de mobilização social, através da conscientização de moradores dos bairros mais populosos, de alunos das escolas públicas e em instituições.

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis