Santana do Cariri (CE): Prefeito renuncia para filho poder se candidatar

Este Município está com um novo prefeito. Após a renúncia do chefe do Executivo municipal, Jesus Werton Garcia(PSD), seu filho, o então vice-prefeito, Geraldo Eriberto Garcia (PSD), assumiu o cargo maior. A renúncia aconteceu devido à legislação eleitoral não permitir a candidatura de parentes de primeiro grau ao mesmo posto. Com a mudança, Geraldo Garcia poderá lançar-se à reeleição ao Executivo.

Segundo Jesus Garcia, a decisão já estava sendo programada, uma vez que ele não deseja mais ocupar cargos políticos, nem mesmo disputar a reeleição. O ex-prefeito já exerceu quatro mandatos.

O prazo para renúncia se estendia até o próximo dia 7 de abril. No entanto, Jesus Garcia resolveu deixar a Prefeitura ainda em fevereiro, alegando ter motivos pessoais para a tomada da decisão. “Eu tinha que me afastar mesmo, então, resolvi fazer isso logo. Não adianta mais ficar adiando o que seria feito de toda forma. Eu me senti apoiado pela população. Quis dar a oportunidade aos mais jovens, acho que isso foi válido”, revelou.

Até a manhã desta sexta-feira, Jesus Garcia ainda não tinha comunicado oficialmente a decisão ao juiz eleitoral responsável pela comarca do Município e aos secretários de Estado. Ele disse que está preparando os ofícios e comunicará a decisão o mais rápido possível.

Com a renúncia de Jesus Garcia, durante a sessão do último dia 1º de março, a Câmara de Vereadores de Santana do Cariri declarou o cargo vago e, imediatamente, empossou o vice-prefeito. Geraldo Eriberto Garcia já tomou posse e atualmente responde como prefeito da cidade. Na manhã de ontem, ele recebeu a ata de posse, onde foi comunicado oficialmente da renúncia de seu pai e da retenção de seu direito ao cargo de prefeito. O atual prefeito informou que estará enviando a todos os órgão do Estado e às autoridades um comunicado sobre a mudança de cargo no Município.

Geraldo Garcia disse que pretende conduzir seu mandato baseado em metas e projetos deixados pelo seu pai. No entanto, dará um reforço especial nas áreas de educação, saúde e esportes e juventude.

“Não vou esquecer das outras atividades, que são de fundamental importância para a nossa cidade, mas, quero dar um toque meu nessas áreas especificas”, afirma. Ainda segundo ele, o momento é de foco na administração, as metas, reuniões com os partidos políticos de sua base aliada e decisões sobre as plataformas políticas para a candidatura ao cargo de prefeito nas próximas eleições ficarão para o período da pré-campanha.

“Agora, estou focando a atenção na minha gestão”, disse ele. Apesar da notícia da troca de prefeitos ter sido um imprevisto para os moradores do Município, a população aceitou pacificamente a decisão.

Improbidade
Há cerca de um mês, a Câmara de Vereadores havia solicitado a cassação do então prefeito Jesus Garcia, sob alegação de improbidade administrativa. O fato foi motivado depois que Jesus retirou uma licença do cargo, por um período de seis meses.

A licença desobedecia a Lei Orgânica do Município. Porém, a sessão foi anulada pelo juiz da Comarca de Santana do Cariri, Matheus Pereira Junior, por entender que houve irregularidades na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Inconformada com sentença judicial, a presidência da Câmara recorreu ao Tribunal de Justiça do Ceará, mas não obteve resultado favorável à cassação.

Mais informações
Prefeitura de Santana do Cariri
Rua Dr. José Augusto- S/N
Bairro Centro
Região do Cariri
Telefone: (88) 3545.1181

Fonte: Portal Verdes Mares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis