Dissidente cubano condenado a 4 anos de prisão morre em greve de fome

O dissidente cubano Wilman Villar morreu nesta quinta-feira em um hospital da cidade de Santiago de Cuba após uma greve de fome iniciada na prisão ao ser condenado em novembro a quatro anos de reclusão, informaram à Agência Efe familiares seus e fontes da oposição interna.

Segundo Elizardo Sánchez, porta-voz da Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional (CCDHRN), Villar, de 31 anos, pertencia desde setembro a um grupo chamado União Patriótica de Cuba, criado em meados de 2011 e liderado pelo ex-preso político José Daniel Ferrer.

Villar foi detido em 14 de novembro quando participava de um protesto desse grupo na localidade de Contramestre, onde vivia, e dias depois, segundo a CCDHRN, teve um 'julgamento sumário' sob as acusações de desacato e atentado à autoridade, pelo que recebeu uma condenação de quatro anos de prisão.

O dissidente foi detido na prisão de Aguadores e lá iniciou uma greve de fome em protesto por sua condenação.

Familiares e fontes da oposição explicaram que sua saúde foi deteriorando-se progressivamente, e na última sexta-feira precisou ser levado ao Hospital Geral Juan Bruno Zayas, em Santiago de Cuba, onde faleceu no início da noite desta quinta-feira por infecção generalizada e pneumonia.

A CCDHRN considera que o Governo de Cuba 'tem toda a responsabilidade moral, política e jurídica' pela morte 'evitável' de Villar, já que o dissidente se encontrava sob a custódia do Estado.

Elizardo Sánchez comparou este caso ao do preso político Orlando Zapata, que faleceu em fevereiro de 2010 após uma longa greve de fome na prisão.

Embora a condenação de Villar tenha sido motivada sob as acusações de desacato e atentado à autoridade, a CCDHRN considera que o mesmo estava preso por motivos políticos.

Fonte: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis