Juazeiro do Norte (CE): 1º óbito por dengue no Ceará

O primeiro óbito por dengue de 2012 foi confirmado neste Município pela Secretaria Municipal de Saúde. Juazeiro é um dos dois municípios do Estado sob estado de alerta pelo Ministério da Saúde, juntamente com Caucaia. Até agora, foram confirmados 47 casos da doença no Estado, sendo 20 deles em Juazeiro, com 92 notificações, e 27 em Fortaleza.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado foram notificados 178 casos, com 103 em Fortaleza. Os números totais de Juazeiro ainda não foram repassados. O que consta na Secretaria são quatro confirmações de casos de dengue, mais 46 notificações. O Crato, também no Cariri, conta com 12 casos notificados e nenhum confirmado.

A primeira suspeita do óbito registrados em Juazeiro era de um caso de Leishmaniose Visceral. A ocorrência do caso foi no bairro Romeirão, um dos mais preocupantes da cidade. A vítima foi um segurança de 57 anos, que veio de São Paulo há seis meses para residir em Juazeiro. Segundo a coordenadora da Vigilância à Saúde, a enfermeira Janiele Matos, o óbito aconteceu no dia 8 de janeiro, come confirmação pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), saiu no dia seguinte. Tanto que na certidão da vítima consta que morreu por infecção generalizada. Juazeiro iniciou ontem o Plano Emergencial de Combate à Dengue. O Município está em estado de alerta máximo a partir dos dados do Departamento de Vigilância à Saúde.

O plano tem como meta conscientizar a população para o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti. A secretária adjunta de Saúde de Juazeiro, Luciana Matos, adverte que, de acordo com informações do setor de endemias, a situação é mais preocupante nos bairros Romeirão e João Cabral, mas há casos confirmados nos bairros Salesianos, São Miguel, Triângulo, Limoeiro e São José.

O Ministério da Saúde divulgou há cerca de um mês os dois Municípios sob alerta no Estado. A saúde pública no Ceará está sendo fortalecida para combate do mosquito com mais 100 fumacês portáteis. O coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Manoel Fonseca, afirma que o Juazeiro do Norte solicitou apoio do Estado, por meio do Núcleo de Controle de Endemias. A coordenação do setor está avaliando se há necessidade de reforçar esse apoio inicial. O último boletim da Sesa foi divulgado no dia 6 passado, mas com número de casos ainda relacionados ao ano passado. Os novos dados ainda estão inseridos no sistema.

A coordenadora Janiele Matos informa que as pessoas com sintomas da dengue, em Juazeiro, devem procurar o Lacen para fazer seus exames, inclusive o sumário completo de segunda a sexta-feira, de 7 às 17 horas. Ações como caminhadas e mutirões no bairro Romeirão dias 18, 19 e 20, e João Cabral, dias 23, 24 e 25 serão realizadas, dentro das 16 ações prioritárias.

Mais informações
Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, Rua José Marrocos, S/N
Bairro Santa Teresa
Região do Cariri
Fone: (88) 3512.2754/3511.4730

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis