Barbalha revitalizará patrimônio

As principais ruas do centro histórico barbalhense vão passar por uma revita-lização. É que será colocado um novo calçamento em paralelepípedo. O projeto de mais de R$ 1 milhão, segundo a Secretaria de Cultura da cidade, deverá ser iniciado ainda este mês na cidade, por meio de uma parceria da Secretaria das Cidades e Banco Mundial, em parceria com a administração local. A ordem de serviço já foi assinada.

Barbalha é uma das cidades da região que se destaca pela preservação do seu patrimônio arquitetônico. Tanto que o Município foi inserido no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), das cidades Históricas do Brasil. Mas, ainda não houve investimentos federais, no sentido de fortalecer o turismo na cidade. Segundo o secretário de Cultura, Dorivan Amaro, será iniciada a recuperação e reforma do Casarão Hotel, na Rua da Matriz, no Centro da cidade. O prédio é um dos poucos tombado pelo Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Ceará (Copac), juntamente com o Palácio 3 de Outubro.

Atualmente, o Casarão Hotel abriga a Secretaria de Cultura da cidade e o projeto de recuperação da edificação será supervisionado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). De acordo com o secretário, essas são iniciativas que vão fortalecer o turismo. O centro histórico contabiliza cerca de 40 prédios.

A cidade é detentora de um dos mais belos centros históricos da região. Seus casarões remontam o tempo do Império. O trabalho de conscientização para a preservação dos prédios, conforme Amaro, tem sido permanente. "Esse projeto de revitalização, com certeza, irá ajudar nesse processo, já que resgata, além da beleza patrimonial da cidade, a autoestima da população", diz.

A maioria dos prédios vem sendo preservada na cidade. O Centro Histórico de Barbalha começa no Largo do Rosário - onde a Igreja Nossa Senhora do Rosário, uma das mais antigas da cidade, passa por uma recuperação, por meio de investimentos da Igreja Católica e da comunidade - e vai até a Matriz de Santo Antônio e outras ruas da cidade.

Para o secretário de Cultura, o turismo é uma importante fonte de renda para Barbalha. As obras serão responsáveis pela recuperação de 20 ruas como a Totonho Filgueira, Pero Coelho, Edmundo de Sá Sampaio, Neroly Filgueira, 14 de Maio, Padre Ibiapina, Umarizeira, Nézinho de Sá, Ruas 12, 13 e 14, Princesa Isabel, Santos Dumont, 7 de Setembro, Major Sampaio, Divino Salvador e Pátio da Igreja do Rosário, entre outras.

Assim como Barbalha, o Interior do Estado exibe muitas cidades onde o acervo tombado pelo Iphan destacam-se pela sua preservação. É o caso de Sobral, na Zona Norte, e Icó, no Centro-Sul, onde os imóveis e ruas em seus centros históricos mantém as linhas arquitetônicas originais. Moradores são orientados a não modificarem as fachadas antigas. Até a fiação da rede de energia elétrica segue projeto subterrâneo, como forma de manter os lugares sem muitas interferências contemporâneas.

Mais informações

Secretaria de Cultura
Município de Barbalha
Rua da Matriz - Casarão Hotel
Centro - Região do Cariri
Telefone: (88) 3532.1708

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis