Funceme registra chuva em 93 cidades

Lavras da Mangabeira teve a maior chuva de ontem no Ceará, com 89,2 milímetros, até o fechamento desta edição. Segundo Boletim da Funceme divulgado na manhã de ontem, foram registradas precipitações pluviométricas em 93 cidades dos 184 Municípios cearenses.

A segunda maior precipitação aconteceu em Deputado Irapuan Pinheiro, com 85mm. Choveu bem também na Zona Norte, especialmente em Viçosa do Ceará, com registro de 80mm.

O boletim da Funceme também observou precipitações em Cedro, Itapipoca, Icó, Quixelô, Jaguaribe, Orós e Cariús. Essas chuvas ainda não caracterizam a estação chuvosa, que só deve começar em fevereiro. As precipitações de ontem foram causadas por um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis que está localizado entre o sul da Bahia e o Oceano Atlântico.

Devido a este Vórtice, a previsão da Funceme é de céu variando entre nublado e parcialmente nublado com chuva em todo o Ceará para hoje, principalmente na Região Jaguaribana. Para amanhã e até domingo, a estimativa é de nebulosidade variável com chuva em todo Estado do Ceará.

Prognóstico
A Funceme vai divulgar, no encerramento da 14ª edição do Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, hoje, no final da manhã, em sua sede em Fortaleza, o prognóstico para a quadra chuvosa de 2012.

Ontem, a Funceme, representantes dos Centros Estaduais de Meteorologia dos Estados no Nordeste, além de CPTEC/Inpe, Inmet, Instituto Internacional de Pesquisas do Clima e da Sociedade (IRI-Estados Unidos) e Escritório de Meteorologia do Reino Unido (UK Met Office) elaboraram o documento da previsão climática para os meses de fevereiro, março, abril e maio (correspondentes à estação chuvosa no semiárido Nordestino, incluindo o Ceará), que deverá ser divulgado somente hoje.

No documento, são apontadas as probabilidades de cada categoria referente ao período chuvoso no Estado (em torno da média histórica, acima da média e abaixo da média). A média histórica de precipitação no Ceará já observada entre fevereiro e maio é de 750 a 800mm.

Desde agosto do ano passado, a Funceme divulga boletins Clima Alerta, nos quais fica evidenciado um resfriamento anômalo da Temperatura de Superfície do Mar (TSM) no Oceano Pacífico Equatorial. Este resfriamento é conhecido como fenômeno La Niña. Para o primeiro semestre de 2012, há uma consolidação do La Niña e este fator indica, historicamente, uma tendência de não haver chuvas abaixo da média no Ceará.

Entretanto, os meteorologistas também precisam levar em consideração a análise da TSM do Oceano Atlântico Equatorial, que será feita durante o Workshop, iniciado ontem, em Fortaleza, para apontar como será a quadra chuvosa no Estado.

CHUVAS NO CEARÁ

Municípios/mm

Lavras da Mangabeira89,2
Irapuan Pinheiro85,0
Viçosa do Ceará 80,0
Cedro 74,0
Itapipoca 71,0
Icó 70,0
Quixelô68,0
Jaguaribe 66,4
Orós 59,2
Cariús 58,0

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis