Dilma grava vídeo parabenizando Lula: 'parceiro de todas as horas'

A presidente Dilma Rousseff esteve nesta terça-feira em São Paulo para comemorar os 70 anos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela decidiu comparecer ao churrasco preparado para celebrar a data de última hora, e ficou no local por 1h15min. Ao chegar ao evento, às 20h, Lula foi recebê-la na porta e apresentou a presidente para os convidados. Eles ainda posaram para muitas fotos. A comemoração contou com a presença de cerca de 30 pessoas. Mais cedo, a presidente desejou os parabéns por meio das redes sociais ao ex-presidente. Ela também telefonou para felicitar o aniversariante.

Dilma sentou-se numa mesa ao lado de Lula, do prefeito de São Paulo Fernando Haddad, do ministro-chefe da Casa Civil Jaques Wagner e do presidente do Partido dos Trabalhadores Ruy Falcão. Este último contou que a presidente e Lula não conversaram de política e falaram apenas amenidades:

— Nenhum atrito (entre eles). Foi um encontro de carinho, festa e amizade — disse o presidente do PT, que avaliou a ida da presidente ao evento como demonstração de afeto.

A comemoração também contou com quatro dos cinco filhos de Lula, entre eles Luís Claudio, que teve seu escritório como alvo de uma ação da Polícia Federal na última segunda, como parte da Operação Zelotes.

Na hora do parabéns, um dos netos do ex-presidente, Arthur, de 3 anos e filho de Sandro Luis, levou o primeiro pedaço de bolo.


Se referindo a Lula como “parceiro de todas as horas” e “o retirante nordestino que transformou o Brasil”, Dilma diz, no depoimento gravado em vídeo e com duração de pouco mais de dois minutos, que a vida de Lula é “extraordinária” e precisa ser celebrada. Para Dilma, Lula é “o presidente que conquistou o coração de todos os brasileiros”.

“Eu sou testemunha de sua luta para fazer do Brasil um país de todos (...). Uma trajetória como a sua, a quem tenho orgulho de dar continuidade”, declarou a presidente, exaltando a visão de Lula de um Brasil “mais justo e digno, que o levou a criar oportunidades como nunca para o povo do nosso país”.

A presidente diz que foi Lula quem posicionou o Brasil com “dignidade, grandeza e soberania no cenário mundial”. E que aprendeu muito nesses anos de convivência com Lula. Dilma afirma ser “muito grata por isso”.

A mensagem, postada por volta das 8h, já tinha acumulado, três horas depois, quase 5 mil curtidas e 2 mil compartilhamentos, com elogios e críticas a ambos.

“Poucas pessoas no mundo são reconhecidas simultaneamente pelas mais importantes lideranças e pelas nações e pelos povos, Você, meu querido Lula, é uma delas. Nós brasileiros reconhecemos seu papel para o país”, disse Dilma. “Nessa festa dos seus 70 anos, estendo um forte e fraterno abraço, com a satisfação e com o orgulho de caminharmos sempre, lado a lado, na missão de transformar o Brasil com que sempre sonhamos”.

Chico Buarque e Sarkozy
Lideranças políticas, como o presidente do PT, Rui Falcão, e o ex-presidente da França Nicolas Sarkozy (em francês, com legendas) também postaram vídeos em que parabenizam Lula pelos 70 anos.

Chico Buarque deu boas-vindas ao “setentinha” e abordou, de forma velada, a crise.

“Receba minha solidariedade, não só pelos 70 anos, mas por tudo que você está enfrentando. Estou com você como sempre”, disse Chico.

Fonte: O Globo

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis