Crato (CE): Formação capacita instrutores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos CRAS

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Seminário recebeu na última quinta-feira, cerca de 30 instrutores e monitores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) para a III Formação Continuada do ano. O momento, promovido pela Proteção Social Básica da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), teve o objetivo de capacitar os profissionais que atuam diretamente com os grupos de convivência.

O dia foi de muita interação e aprendizado. A programação trouxe oficinas, palestras e apresentações culturais. O artista plástico e instrutor de artes, Wanderson Cavalcante, apresentou um monólogo teatral que, segundo ele, teve a ideia de levar as pessoas a uma viagem, a um personagem que tem todo tipo de problema e que mistura isto com o trabalho, afetando tudo em volta. “Eu me mostrei nessa realidade como eu mesmo, e todos ali a minha volta. Transformei a sala no meu quarto e utilizei as coisas que eu tinha nele, os lápis eram os moradores da minha rua, a rua era o estojo, o estojo era meu bairro, que fica guardado no meu porta-trecos, tudo o que eu via, eu usava eu vivia”, explicou Wanderson. O espetáculo problematizava a vida, falava dela, transformava a sala em tela.

A coordenadora pedagógica do SCFV, Elisangela Nepomuceno, disse que a avaliação é positiva, diante de cada empenho e relato dos profissionais presentes. “Cada área trabalhada traz em si um conteúdo próprio capaz de transformar as atividades diante da criatividade possível e do diálogo envolvido, pois a troca de informação mediante o encontro pedagógico favorece confiança ao fazer produtivo, não somente pelas sugestões de trabalho oferecidas, mas pela construção de todos juntos, que avaliando o fazer diário planejam o amanhã de forma mais satisfatória ainda e com comprometimento”, destacou a coordenadora.

O Diretor da Proteção Social Básica, Eugênio Silva, afirmou que o serviço oferecido pelo CRAS é de ações continuadas e precisam ser executados, pois a efetivação das Políticas Públicas depende disso. “Por isso a importância dessas capacitações, pois os profissionais que atuam diretamente com essa prática necessitam também de empoderamento”, finalizou.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis