Crato (CE): Programa Bolsa Família beneficia quase 14 mil famílias no município

O programa federal de transferência de renda Bolsa Família completa 12 anos no mês de outubro, e já retirou 32 milhões de pessoas da extrema pobreza no país, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS. No município do Crato, 3.214 famílias já saíram dessa realidade. Em média, o valor pago é R$167,00

O Governo Federal traçou um perfil do programa. Segundo a pesquisa, são cerca de 3,45 pessoas por famílias, uma média de dois filhos. Pelo menos, 55% dos beneficiados têm até 20 anos, sendo 16,1 milhões crianças de até 12 anos. Ainda, segundo o estudo, 73% dos componentes das famílias se consideram pretos ou pardos, 93% dos responsáveis familiares são mulheres, sendo 68% negras. Dos adultos beneficiados, 73% estão no mercado de trabalho.

Os números relacionados ao município do Crato, segundo o Sistema de Gestão do Programa Bolsa (SIGPBF), apontam 24.014 famílias cadastradas no programa. Dessas, 13.809 foram beneficiadas. Dos desligamentos voluntários, o sistema registrou 24 casos. A Coordenadora do PBF no Crato, Arislane Azevedo, acredita que as famílias cratenses vêm superando a situação de pobreza através do programa. “O objetivo é apoiar as famílias mais pobres e garantir a essas pessoas o direito à alimentação, e o acesso à educação e saúde, visando à inclusão social e isso vem sendo feito”, disse.

Programa é principal instrumento técnico da Política de Assistência Social
A Secretária Adjunta do Trabalho e Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Gomes, avalia o programa como o principal instrumento técnico da Política de Assistência Social, pois identifica todas as famílias em situação de vulnerabilidade. “O Bolsa Família vai muito além da transferência de renda. O sistema que engloba o programa, que chamamos de Cadastro Único, funciona como uma base de dados que nos mostra todas as situações de vulnerabilidade do município”, explica. Ana Lúcia explicou ainda que através do Sistema do Bolsa Família, demandas são identificadas e trabalhadas nos equipamentos, como CRAS e CREAS, além dos programas vinculados a Área do Trabalho. “Falando especificamente no Município do Crato, o programa é tão bem operacionalizado que nós temos uma base de dados que não é muito extensa, já que as famílias são bem instruídas e são cadastradas apenas aquelas que necessitam de fato da renda”, ressalta.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis